Uma operação contra o garimpo ilegal de cristais de quartzo foi realizada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira, 2 de julho, na zona rural de Felício dos Santos, a aproximadamente 80 quilômetros de Diamantina, na região Central de Minas Gerais. Cerca de 250 garimpeiros estariam atuando no local.

De acordo com a PF, quatro pessoas foram presas e quatro veículos apreendidos em Senador Mourão. Em Felício dos Santos, outras cinco pessoas foram detidas e nove veículos recolhidos. A operação contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que realizou buscas adicionais nas áreas de garimpo.

+ Veja também: Laudo descarta insanidade mental em suspeito de matar sargento Roger Dias

A investigação apontou que a extração ilegal tem como objetivo obter lucro com a venda do mineral a compradores locais. A atividade, segundo a PF, causa sérios danos ao meio ambiente. Os trabalhos foram batizados de 'Operação Prisma'.

"A operação policial continuará nos próximos dias, com o objetivo de impedir o retorno dos garimpeiros aos locais de extração ilegal", informou a PF. Além da instituição e da Polícia Militar, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também auxilia nos trabalhos.