A Polícia Militar (PM) está atenta ao aumento de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas no bairro Pilar, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, em meio a suspeitas de avanço do Comando Vermelho (CV) entre as facções locais. Na madrugada desta sexta-feira (4 de julho), uma operação flagrou movimentações de compra e venda de maconha e cocaína no local, onde estariam ocorrendo tensões com grupos do Morro do Papagaio, na região Centro-Sul, já "dominado pelo CV", segundo boletim de ocorrência. Um adolescente de 17 anos foi apreendido.
No boletim da Polícia Militar, foi registrado que "é de ciência das forças de segurança pública que o Comando Vermelho já domina a maior parte do comércio ilícito de drogas no Papagaio e já se instalou no Pilar, conforme pichações existentes em postes e muros do aglomerado". De fato, em abril deste ano, um criminoso do Rio de Janeiro, identificado como integrante do CV, foi preso no Morro do Papagaio. Conhecido pelos apelidos "Caveirinha" e "Flamengo", ele é suspeito de assassinar uma nutricionista em Itaguaí, na região metropolitana do Rio.
A operação
Conforme o boletim de ocorrência, a seção de inteligência da Polícia Militar identificou ao menos nove denúncias feitas ao Disque 181 sobre tráfico de drogas no bairro Pilar, algumas delas relatando a presença de homens armados nas ruas. Diante disso, os militares realizaram uma operação na região na madrugada desta sexta-feira.
Em um dos becos denunciados, os policiais flagraram uma compra e venda de drogas, o que deu início a uma perseguição. De acordo com a PM, dois homens fugiram; e um deles escalou um muro e se escondeu dentro de uma residência, assustando a moradora.
Um adolescente de 17 anos foi encontrado escondido embaixo de cobertores em uma das camas da casa. Ele tentou resistir à apreensão, empurrando os militares, e por isso foi algemado. Ainda segundo a PM, com ele foram apreendidos 30 pinos de cocaína, 55 buchas de maconha e R$ 255 em dinheiro.
Moradores do bairro indicaram aos policiais o lote onde os traficantes estocavam entorpecentes. Segundo o registro policial, no fundo do terreno, foram encontradas mais porções de cocaína e maconha.
O adolescente foi encaminhado à UPA Oeste, em Belo Horizonte, e, em seguida, levado à delegacia de menores da Polícia Civil. Ele foi apreendido por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e invasão de domicílio. Por ser menor de idade, aguarda deliberação do Ministério Público.