Uma nuvem de poeira pode ter provocado o acidente com uma van escolar que deixou 14 alunos de uma escola municipal feridos, na manhã desta quarta-feira (9/7), na BR-365, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O motorista, de 70 anos, foi submetido ao teste do bafômetro, que não indicou presença de álcool.
Segundo a Polícia Militar (PMMG), o condutor contou que trafegava por uma estrada rural, sem pavimentação, quando um caminhão em alta velocidade passou em sentido contrário, levantando uma nuvem de poeira. Com a visibilidade comprometida, ele perdeu o controle da direção, caiu em uma vala e capotou.
A van transportava 14 alunos, com idades entre 4 e 19 anos, da Escola Municipal Dom Bosco, localizada a cerca de 20 quilômetros do local do acidente. Dois deles sofreram fraturas nos membros superiores e foram socorridos ao pronto-socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Os demais foram levados para Unidades de Atendimento Integrado da cidade.
"As crianças estavam assustadas quando chegamos ao local, mas os órgãos de defesa social chegaram rapidamente após o acionamento do motorista e prestaram assistência", detalhou o tenente Reinaldo Machado, do 32º Batalhão da PMMG.
Leia mais: Idoso de 88 anos é preso ao expor genital e oferecer R$ 5 para menina fazer sexo oral
O motorista sofreu um ferimento na mão, mas recusou atendimento médico. De acordo com a PM, a van estava com o licenciamento em dia, e o condutor apresentou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, além de autorização para fretamento escolar.
Em nota, a Prefeitura de Uberlândia afirmou que o veículo está devidamente credenciado para prestar serviço de transporte escolar conforme o sistema público. O Executivo informou ainda que convocará oficialmente os motoristas de vans escolares que prestam serviço à Secretaria Municipal de Educação para uma reunião, ainda neste mês, com o objetivo de reforçar as regras e diretrizes para a realização do transporte escolar com segurança.