Fiéis católicos se reúnem nesta sexta-feira (15/8) na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte, para celebrar a padroeira da cidade no feriado da Assunção de Nossa Senhora. A programação inclui missas, procissões e a tradicional bênção aos motoristas e viajantes.
Com o tema “Maria, Mulher da Esperança”, a programação se iniciou com a Caminhada com Maria, no dia 3 de agosto, e se estende até esta sexta-feira, com missas diárias, oração do terço, momentos de espiritualidade, apresentações culturais e a tradicional Procissão Luminosa.
Na manhã desta sexta-feira, uma missa presidida pelo padre José Júnior transmitiu aos fiéis uma mensagem de esperança em tempos melhores, em meio às dificuldades do mundo atual, que o clérigo classificou como “turbulento”. “Somos convidados a olhar para dentro de nós mesmos e ver o quão pequenos e pecadores somos. Celebrar Maria da Boa Viagem é celebrar a vida. Muitos estão passando por momentos difíceis, mas a solenidade de hoje vem para mostrar que, diante de toda a tempestade, devemos ter a esperança de que tudo pode ser mudado”, disse.
Para manter a esperança durante dias difíceis, a aposentada Maria Borges, de 77 anos, participa da festa de Nossa Senhora da Boa Viagem todos os anos desde a infância. “Participo desde meus nove anos, quando mudei para BH. Isso é para criar expectativa de coisas melhores para a gente, porque, infelizmente, nosso mundo está ruim, então pedimos a Deus por tempos melhores. Precisamos ter fé de que vai melhorar”, afirma.
Com 92 anos de vida, Antônio Monteiro de Souza aproveita a data para agradecer pela saúde. “Eu sempre vim aqui aos domingos, mas agora venho com alegria para agradecer pela minha idade, por, graças a Deus e Nossa Senhora da Boa Viagem, estar com minha mente boa, com saúde e de pé”, conta.
A educadora Everi Lopes da Silva, de 58 anos, se emociona com o exemplo de intercessão deixado pela padroeira. “Ela nos ampara no nosso dia a dia, nas lidas, nas conquistas e nos ensina a ter essa perseverança como mulher, essa teimosia de alcançar os objetivos. Precisamos entender o papel de mãe, que sempre transforma a comunidade de todo um povo”, aconselha.
O gerente Alexandre Rodrigues dos Santos, de 47 anos, e a operadora de caixa Rosilane Guerra, de 48, endossam que a celebração é uma forma de demonstrar a fé. “Viemos aqui para agradecer. É muito emocionante saber que ela está sempre nos olhando com carinho, amor e paz”, se emociona Rosilane.
Ao longo de todo o dia, milhares de pessoas devem passar pela Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada no quarteirão entre as ruas Alagoas, Aimorés, Sergipe e Timbiras. Após uma série de missas, fiéis e devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem também participam da tradicional bênção aos motoristas e viajantes.
Ao fim da tarde, os devotos se reúnem para uma procissão luminosa que começa na Praça Rio Branco, ao lado da rodoviária, e segue ao longo da avenida Afonso Pena, em direção ao Santuário Arquidiocesano. As celebrações se encerram com uma missa às 18h.
Padroeira de BH
O título de padroeira de Belo Horizonte foi concedido em 1932, quando o papa Pio XII, atendendo ao pedido do cardeal dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, presenteou a capital mineira com uma santa protetora.
Para os devotos, a data é uma oportunidade de participar de diversas ações, como novenas, missas especiais e caminhadas, sobretudo na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na região central da capital mineira.
Confira a programação em comemoração à padroeira da capital:
Dia Solene da Padroeira – 15 de agosto (sexta-feira)
7h – Missa com padre Lambert Manga, sss
8h30 – Missa com padre Jésus Neres, sss
9h50 – Momento Mariano com o Apostolado da Sagrada Face
11h – Missa com padre José Júnior, sss
12h30 – Bênção dos Carros e dos Viajantes
13h – Missa com padre Jésus Neres, sss
15h – Missa com padre Alexandre Fernandes (participação do Movimento das Mães que Oram pelos Filhos)
16h – Terço na Praça Rio Branco
17h – Procissão Luminosa (começa na Praça Rio Branco, ao lado da rodoviária, e segue ao longo da avenida Afonso Pena, em direção ao Santuário Arquidiocesano)
18h – Missa