Os estudantes do ensino médio das escolas estaduais de Minas Gerais poderão participar de um simulado do Enem entre os dias 19 e 21 de agosto. O tempo de aplicação será de 4h30 para as provas objetivas, enquanto a redação terá duração equivalente a duas aulas seguidas. As escolas que conseguirem disponibilizar 5h30 no primeiro dia poderão aplicar a redação junto ao primeiro caderno de provas.
No novo formato do Simulado Enem, oferecido pelo Governo de Minas, os alunos farão, no primeiro dia (19/8), as provas de Linguagens e Ciências Humanas; no segundo (20/8), dedicarão o tempo exclusivamente à redação; e no terceiro (21/8), responderão às questões de Matemática e Ciências da Natureza. A mudança busca aproximar o teste das condições reais do Enem e garantir mais foco em cada etapa.
A expectativa é que cerca de 400 mil estudantes participem, incluindo alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos estudantes do Colégio Tiradentes e da Fundação Helena Antipoff.
Resultados da 1ª edição
Na primeira edição do simulado, 36% dos estudantes do 3º ano obtiveram nota entre 500 e 700 pontos, considerado nível satisfatório. Já 12% alcançaram mais de 700 pontos, sendo classificados como acima do adequado.
Outro ponto positivo foi o alto engajamento: mais de 85% dos alunos participaram ativamente nos dois dias de aplicação.
As informações foram divulgadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a editora Estudo Play.
* Com informações da Agência Minas