A aplicação da vacina contra hepatite A para os usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) foi ampliada de forma definitiva em Belo Horizonte, seguindo as recentes orientações do Ministério da Saúde. O esquema vacinal é composto por uma ou duas doses, dependendo da comprovação vacinal da pessoa. A imunização está sendo realizada em 15 unidades de referência da capital. Os endereços podem ser conferidos clicando aqui.
Devido ao aumento dos registros na capital, também estão sendo imunizadas as pessoas que tiveram contato com quem testou positivo para hepatite A, mediante contato prévio realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e avaliação da indicação para receber a vacina. Neste ano, já foram registrados 256 casos da doença.
Sintomas
A hepatite A é uma doença viral aguda que afeta o fígado. Pode não apresentar sintomas ou se manifestar com fadiga, tontura, náuseas, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Os sintomas surgem, em média, 28 dias após a exposição ao vírus.
A transmissão ocorre pelo contato da boca com fezes ou materiais contaminados, pelo contato próximo com pessoas infectadas ou por meio de relações sexuais. Cabe destacar que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, além de medidas como lavar as mãos regularmente, higienizar alimentos e manter cuidados antes e após as relações sexuais.