O Viaduto das Artes, localizado no Barreiro, em Belo Horizonte, está com inscrições abertas para o Circuito Socioeducativo, destinado a adolescentes e jovens de 12 a 18 anos que estejam em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto ou em situação de vulnerabilidade social. A participação é aberta a interessados de toda a capital, e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro ou até que todas as vagas sejam preenchidas. O Circuito é realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O projeto oferece 55 vagas e terá duração de seis semanas, com encontros duas vezes por semana — às segundas e terças-feiras. Serão disponibilizadas oficinas de beach tênis, barismo e fotografia. As atividades são contínuas: ao término de uma oficina, a próxima já tem início.

De acordo com o Viaduto das Artes, não é necessário apresentar documentos no ato da inscrição. O critério principal é que os adolescentes estejam vinculados à Proteção Social Básica de sua regional e em cumprimento de medida em meio aberto (Liberdade Assistida ou Prestação de Serviços à Comunidade).

O objetivo do Circuito, segundo a instituição, é oferecer oportunidades de qualificação que contribuam para a reinserção dos jovens no mercado de trabalho. Para participar, basta realizar a inscrição e aguardar o contato da assistente social responsável, que confirmará a vaga.

As inscrições e as atividades acontecem no Viaduto das Artes, localizado na Avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro, em Belo Horizonte. Inscrições também podem ser realizadas pela internet clicando aqui

Viaduto das Artes

O Viaduto das Artes está localizado abaixo do viaduto Engenheiro Andrade Pinto, na Avenida Olinto Meireles, nº 45, no Barreiro. O espaço é um equipamento cultural multidisciplinar que conta com galeria de arte, biblioteca, ateliês, palco para apresentações, jardim de esculturas, além de espaços formativos e expositivos.

Com área aproximada de 1.000 m², o local já recebeu eventos de diversos formatos, como exposições, shows, oficinas e espetáculos teatrais. O objetivo do espaço é manter um diálogo constante com a comunidade do entorno, promovendo impacto cultural, educacional e social na região.