O estudante da Escola Estadual Doutor José Marques de Oliveira, em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, Marcus Paulo, de 16 anos, ganhou medalha de ouro na Copernicus Olympiad – Global Round 2025, realizada em Nova Iorque, nos EUA, entre os dias 26 e 31 de julho. A competição é considerada uma das mais prestigiadas olimpíadas internacionais de matemática e reúne diversos estudantes de vários países.

O aluno mineiro competiu no nível 5, destinado aos jovens com alto desempenho acadêmico. “Achei bem mais difícil do que imaginava, porque eles alteraram as regras e deixaram a avaliação mais desafiadora”, contou Marcus.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), custeou passagens, alimentação, hospedagem e demais despesas do aluno e da professora de matemática Aline Heloísa, que o acompanhou.

A vitória foi comemorada pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo). “Mesmo com essas mudanças, você demonstrou capacidade de superação e excelência. Quando chegar em casa, trate de comemorar muito com sua família. É uma conquista de todos nós”, disse.

Outros 43 estudantes e 16 servidores de 11 escolas estaduais também foram selecionados para representar o estado e o país em olimpíadas internacionais de matemática e robótica nos meses de julho e agosto. 

Com Agência Minas