Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na região Central de Minas Gerais, identificaram uma nova espécie de fungo capaz de manipular formigas. Segundo eles, a descoberta pode contribuir para o estudo das substâncias envolvidas nesse processo e para o desenvolvimento de estratégias de controle de pragas. O estudo foi conduzido pelo pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Samuel Lima Santos.

De acordo com a pesquisa, o fungo da espécie Ophiocordyceps acanthoponerae pode infectar e manipular o comportamento de formigas. A espécie descoberta pertence a uma nova linhagem desses fungos que é, filogeneticamente — ou seja, do ponto de vista evolutivo — próxima a uma espécie que infecta vespas sociais. Essa linhagem, no entanto, é morfologicamente e molecularmente distinta das que, até então, eram conhecidas por manipular formigas.

+ Leia também: Minas tem 747 mortes neonatais em 2025; nova lei garante atendimento humanizado a famílias enlutadas

“Esse é o primeiro registro de formigas dessa tribo sendo infectadas por esses fungos. E o fato de apresentarem características relacionadas a outra espécie que infecta vespas cria um elo entre esses dois grupos de insetos sociais e sua relação com Ophiocordyceps. Esse elo, provavelmente, terá um papel importante para ajudar a explicar o processo de evolução da manipulação comportamental exercida por esses fungos”, afirmou Samuel.

A descoberta foi publicada em um artigo na revista Fungal Systematics and Evolution (FUSE) e divulgada no site do Programa. O trabalho foi orientado pelo professor Simon Elliot, coordenador do Laboratório de Interações Inseto-Microorganismo da UFV.