O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), participou das comemorações pelos 170 anos da Regional do Barreiro neste domingo (3/8). Ele esteve nas festividades acompanhado dos vereadores Pedro Rousseff (PT), Helinho da Farmácia e Helton Júnior, ambos do PSD, Janaína Cardoso (União), além de líderes comunitários.

Damião cumprimentou a população, visitou barraquinhas, cantou parabéns e distribuiu o primeiro pedaço do bolo, entregue a uma moradora da região. "O Barreiro, que antes era apenas o Barreiro do Cem, agora é o Barreiro do Tirol, do Marilândia, do Jatobá. É o Barreiro de Cima e de Baixo. São 170 anos de uma região pela qual Belo Horizonte é eternamente grata por ter nascido junto com ela", disse o prefeito.

Durante a visita, Damião lembrou que seu primeiro emprego foi na região, na Rádio Capital, em agosto de 1994. "Peguei a linha 1144 (Independência) e desci na Sinfrônio Brochado, número 865, para pedir a um senhor que me ouvisse: Celso Alcides Martinelli, da Rádio Capital. Ele me ouviu às 19h e, às 20h, eu já estava empregado e entrei no ar pela primeira vez. Sou eternamente agradecido ao Barreiro", contou.

+ Barreiro 170 anos: Cristo que abençoa os 'Milionários' e 'Casa do Prefeito'; conheça mais da região

O prefeito também ressaltou a necessidade de mais investimentos na região para atrair empregos e promover o desenvolvimento. "Precisamos investir mais na região industrial do Jatobá. Temos conversado constantemente com vereadores e representantes comunitários sobre esse investimento. Mas, além disso, o Barreiro vai receber um Instituto Federal". 

Damião fez questão de destacar a união dos moradores com a maior bancada de vereadores da cidade: "O IFMG está vindo pra cá por causa dessa união, que dá força política à região. Estamos discutindo isso desde a administração do Fuad, e agora eles conseguiram", finalizou.

O evento

O evento, realizado entre as ruas Américo Magalhães e José Gonçalves, contou com barraquinhas de churrasquinho, feijão tropeiro e o famoso morango do amor. A programação contou com atividades infantis, com pula-pula, massinha e pintura de rosto. A Secretaria de Saúde também promoveu vacinação contra a gripe. Eneida Marcondes, autônoma, aproveitou para se imunizar. "Tem que aproveitar, né? Não tenho tempo de ir ao postinho", disse.