Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o detento de 24 anos, suspeito de matar o policial penal de 42 anos, deixou o hospital no bairro Luxemburgo, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele estava vestido com a farda do servidor público e carregava a mochila da vítima, que foi baleado e morreu no local. O caso ocorreu na madrugada deste domingo (3/8).
O vídeo do circuito interno de segurança mostra o detento com a farda e um boné preto. Ele passa pela catraca da unidade de saúde, onde estava outro funcionário. Imagens de uma segunda câmera de segurança, instalada na área externa, registraram o momento em que o detento deixou o hospital, passando ao lado da chancela do acesso ao estacionamento.
Veja o vídeo
Vídeo mostra o detento de 24 anos, suspeito de matar o policial penal de 42 anos, deixando o hospital no bairro Luxemburgo, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele estava com uma mochila e vestido com a farda da vítima. pic.twitter.com/BhXsvgTJ1B
— O Tempo (@otempo) August 3, 2025
O detento foi preso horas após a fuga, durante uma operação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Ele estava em um carro de aplicativo de carona quando foi abordado. Com ele, os policiais apreenderam a arma furtada do servidor público, além de outras duas armas que estavam na mochila, e munições.
O detento
O homem de 24 anos possui passagens pelo sistema prisional desde 2018. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), ele responde a inquéritos por crimes de tráfico de drogas, furto, posse ilegal de arma de fogo e homicídio.
O detento foi admitido no dia 14 de julho na Penitenciária José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele estava internado na unidade de saúde desde o dia 27 do último mês. O motivo não foi informado pela pasta.
O caso
Na madrugada deste domingo (3/8), o detento entrou em luta corporal contra o policial penal da escolta. Ele tomou a arma e atirou duas vezes contra do servidor público, que não resistiu. Após o confronto, ele fugiu com a arma e vestindo o fardamento do policial penal. No entanto, foi preso após uma operação da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
A pasta informou que instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente o caso. "A Sejusp lamenta a morte do servidor e se solidariza com familiares, amigos e colegas do policial penal", disse. A investigação criminal é conduzida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
O Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Minas Gerais (Sindppen-MG) lamentou a morte do servidor público. "O Sindppen-MG externa solidariedade e pesar aos familiares, amigos e colegas de farda neste momento de profunda dor. Que Deus conforte, traga paz e força para atravessar esse momento de tanta tristeza. A memória de Euler permanecerá viva entre aqueles que, como ele, dedicam suas vidas à segurança e à justiça", publicou o Sindppen-MG em suas redes sociais. O sindicato informou que acompanha a investigação do caso.
O hospital informou, por meio de nota, que nenhum civil entrou armado na unidade de saúde e que segue, rigorosamente, os protocolos internos de segurança. "O Hospital Luxemburgo lamenta profundamente o falecimento do agente penal e se solidariza com seus familiares, colegas e amigos. A unidade reforça que permanece colaborando com as autoridades competentes para contribuir com as investigações em curso", destacou.
Veja as notas
Sejusp
"A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) informa que instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente o episódio que ocorreu na madrugada deste domingo (3/8), no Hospital Luxemburgo, em Belo Horizonte.
Um preso de 24 anos, que estava internado para tratamento médico desde o dia 27/7, entrou em luta corporal com um dos policiais penais da escolta, tomou a arma e atirou contra o servidor. O policial penal foi imediatamente socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O preso conseguiu fugir, mas foi capturado em seguida pela Polícia Militar. As investigações criminais estão sob responsabilidade da Polícia Civil.
O detento havia sido admitido na Penitenciária José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, no dia 14/7, e possui passagens pelo sistema prisional desde 2018, respondendo a diversos inquéritos por crimes como tráfico de drogas, furto, posse ilegal de arma de fogo e homicídio.
A Sejusp lamenta a morte do servidor e se solidariza com familiares, amigos e colegas do policial penal".
Hospital Luxemburgo
"O Hospital Luxemburgo informa que, na madrugada do dia 03 de agosto de 2025, foi registrado um lamentável incidente nas dependências da unidade envolvendo um paciente sob custódia e um agente público de segurança.
O paciente em questão foi internado para tratamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde. Como hospital credenciado ao SUS, o Hospital Luxemburgo tem o dever de receber e tratar todos os pacientes encaminhados via regulação, inclusive aqueles em situação de custódia. Nestes casos, a responsabilidade pelo controle e escolta é de competência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), por meio da Polícia Penal de Minas Gerais.
A instituição reforça que nenhum civil ingressou armado nas dependências do hospital e que seguimos, rigorosamente, todos os protocolos internos de segurança. A ocorrência teve início durante o turno de escolta de um agente de segurança pública que, de acordo com a nota divulgada pela SEJUSP, foi vítima de disparos efetuados com a própria arma de fogo, subtraída pelo paciente no interior do quarto onde se encontrava internado.
Tão logo a situação foi identificada, a equipe assistencial acionou o protocolo de emergência com Código Azul, prestando imediato atendimento e todos os esforços de reanimação à vítima. Paralelamente, as forças de segurança foram acionadas, e a instituição colaborou integralmente com os órgãos competentes. Desde o ocorrido, a equipe multiprofissional da unidade está prestando acolhimento e suporte emocional aos colaboradores envolvidos direta ou indiretamente na ocorrência.
O Hospital Luxemburgo lamenta profundamente o falecimento do agente penal e se solidariza com seus familiares, colegas e amigos. A unidade reforça que permanece colaborando com as autoridades competentes para contribuir com as investigações em curso."