Comida de qualidade na mesa não é privilégio, é direito. Há 20 anos, Contagem estruturou uma rede que hoje garante dignidade e acolhimento a milhares de famílias. São mais de 4 mil refeições servidas todos os dias, sendo 1.600 gratuitas, além de um banco de alimentos que atende mais de 8 mil pessoas por semana. Na última quarta-feira (27), durante as comemorações pelos 114 anos do município, uma sessão solene marcou os 20 anos da Política de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia (SANA).
O evento reuniu autoridades, agricultores, servidores, universidades, sociedade civil e usuários dos serviços públicos.
A política estruturou equipamentos como cozinhas comunitárias, restaurantes populares e o Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (CMAUF), que fomenta mais de 40 unidades produtivas. Também fortaleceu a agricultura familiar, as feiras agroecológicas e as compras institucionais, com participação popular pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSAN).
Na solenidade, foram prestadas homenagens a gestores e lideranças que marcaram a trajetória. Ao relembrar a caminhada, a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia Cida Miranda reforçou que, mais do que comemoração, o ato é uma nova semeadura. “Parece que foi ontem e já faz duas décadas. Enfrentamos muitos desafios cotidianos, mas o resultado do trabalho dedicado e comprometido de muitas pessoas, tornou possível essa grande colheita coletiva. Este ato é também de nova semeadura. Precisamos lutar para transformar em política de Estado, perene e obrigatória para todos os entes federados, porque não há democracia em um país que não consegue alimentar sua população”, disse.