Deflagrada na manhã desta quinta-feira (7/8), a Operação Domínio Quebrado, da Polícia Civil de Minas Gerais, cumpre mandados nos bairros Conjunto Palmital e São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, 50 policiais estão nas ruas dos dois bairros na manhã desta quinta.

Segundo a corporação, o objetivo da operação é desmantelar organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas, porte ilegal de armas e homicídios em série atuantes nos dois bairros. Levantamentos realizados no sistema policial indicaram que apenas entre janeiro e julho de 2025, foram registradas 471 ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas, 184 registros de homicídio (tentados/consumados) e 22 ocorrências de porte ilegal de arma de fogo somente no Conjunto Palmital.

São cumpridos seis mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira. A Polícia Civil pontua que o principal objetivo é “restabelecer a sensação de segurança da população de bem, que convive diariamente com o domínio territorial do tráfico nessas localidades”. 

Um dos casos destacados pela Polícia Civil foi o homicídio ocorrido em 1º de junho, quando um jovem foi executado com vários disparos na avenida Alcides Calazans Lima. “Além do tráfico de drogas, os investigados estão associados a diversos crimes violentos, incluindo homicídios praticados em plena luz do dia e em vias públicas movimentadas”, destacou a corporação.