O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (UB), sancionou nesta quinta-feira (4/9) três leis que mudam o nome de logradouros públicos da capital mineira. Todas as propostas foram apresentadas e aprovadas na Câmara Municipal. 

O primeiro homenageado é Dom Serafim, arcebispo emérito de Belo Horizonte, que morreu em 2019. Ele dará nome à Praça da Federação, no bairro Coração Eucarístico. A proposta foi apresentada pelo vereador Pedro Patrus (PT).

O segundo homenageado é o ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, que faleceu em novembro de 2023. A medida, proposta pelos vereadores Maninho Félix (PSD) e Helinho da Farmácia (PSD), dá o nome do ex-governador ao viaduto que liga os bairros Guarani e Heliópolis, na interseção da avenida Waldomiro Lobo com a avenida Cristiano Machado, na divisa dos bairros Guarani e Heliópolis.

Já a última lei dá o nome de Jurani Maria de Souza à avenida A, no bairro Maria Teresa. Irlan Melo (Republicanos) argumentou que a homenagem ao motorista de ônibus, de táxi e policial militar que faleceu em 1999. Ele foi o único abençoado durante a visita do papa João Paulo II quando o pontífice veio à capital mineira em 1980.