Um grupo suspeito de liderar um esquema de tráfico internacional de drogas e importação ilegal de eletrônicos é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (4/9). A ação cumpre cinco mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Lagoa Santa, Juiz de Fora e São Paulo (2).

A investigação teve início em maio do ano passado, após a apreensão de uma carga de aproximadamente 200 quilos de haxixe e eletrônicos avaliados em cerca de R$ 25 milhões, que teriam sido enviados de Miami, nos Estados Unidos.

Segundo as apurações, uma empresa "fantasma" era responsável pela importação irregular dos produtos por meio de falsas declarações de conteúdo à Receita Federal, permitindo que os itens e a droga fossem encaminhados para o Terminal de Cargas do Aeroporto da Zona da Mata (Goianá).

Leia mais: BH tem sensação térmica de -7ºC; veja previsão do tempo para hoje

A polícia acredita ainda que o esquema possivelmente contasse com a participação de um funcionário da empresa que gerencia o terminal, sendo os produtos liberados ao importador antes da autorização da aduana.

Os investigados poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e descaminho.