Resultados

A cada 5 exames de coronavírus, dois testaram positivo para coronavírus em MG

Dos 512 testes feitos em Minas Gerais, 307 foram descartados e 205 confirmaram a infecção por coronavírus

Por Lucas Morais
Publicado em 28 de março de 2020 | 15:09
 
 
 
normal

Dados mostram que dos 512 casos que tiveram o resultado entregue, 205 confirmaram a presença do Covid-19 e outros 307 foram descartados

A cada dia, cresce o número de pessoas com suspeita de coronavírus em Minas Gerais. Conforme o boletim da Secretaria de Estado de Saúde, as notificações já ultrapassam 23 mil . Apesar do alto índice, menos de 3% já tiveram os resultados finalizados – ao todo, foram 512 no Estado. E os dados mostram que, até agora, a cada cinco exames analisados, dois testam positivo para a doença.

De acordo com o balanço, até o momento foram 205 casos confirmados de coronavírus e outros 307 descartados. Em Belo Horizonte, que concentra quase dez mil casos suspeitos, apenas a Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável por todo o estado, e o laboratório São Marcos e Hermes Pardini fazem os exames para Covid-19 – as redes Oswaldo Cruz e Souza Lima suspenderam a realização dos testes.

A maior parte das confirmações está concentrada na região metropolitana de Belo Horizonte, mas também há pacientes com coronavírus em cidades nas regiões do Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Sul de Minas, Vale do Rio Doce, Centro-Oeste e Vale do Aço.

Lentidão

Para o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano, a demora na entrega dos resultados – até agora, apenas 512 das 23.486 notificações tiveram os testes concluídos – pode criar ocasionar uma subnotificação dos casos e uma avaliação distorcida da realidade do coronavírus no Estado.

"Sem os resultados, não consegue ter uma ideia, um raio-x correto do momento. Então é difícil tomar atitudes, fazer intervenções sem ter os resultados corretos. Sobre os exames, falta insumo e a logística precisa ser aperfeiçoada, mas esperamos uma agilidade maior a partir de agora. Vai melhorar", garante o especialista, que também é membro do comitê criado pela prefeitura da capital para enfrentar a epidemia de coronavírus.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!