Um alerta de risco geológico foi emitido pela Defesa Civil de Belo Horizonte na noite desta terça-feira (2 de abril). O comunicado se dá em razão do volume de chuva registrado nas últimas horas na capital mineira. Na região Centro-Sul, por exemplo, em duas horas choveu quase todo o volume previsto para o mês.
“Existe risco geológico moderado na regional Barreiro e forte na regional Centro-Sul, até a próxima quarta-feira (4 de abril)”, informou o órgão municipal. É recomendado que a população fique atenta com relação ao grau de saturação do solo, com sinais construtivos. A população deve ainda tomar cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
19h36-Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e previsão de novas chuvas, existe risco forte até a próxima quinta-feira(04). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. pic.twitter.com/mL8VXf30Md
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) April 2, 2024
Veja os sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Recomendações:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.