QUE CALOR!

Altas temperaturas deste domingo arrastam centenas de pessoas para clube de BH

Na tentativa de amenizar a sensação térmica, sócios de clube na Pampulha apostam em banhos de piscina para driblar a onda de calor

Por Raquel Penaforte
Publicado em 17 de março de 2024 | 15:28
 
 
 
normal

Com termômetros marcando acima dos 30°, passar este domingo (17) à beira de uma piscina pode ser o programa ideal para tentar aliviar a sensação de calor extremo. Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia pode ser considerado o mais quente do ano, caso atinga os 34°, que são esperados no horário mais quente.

No Iate Tênis Clube,  a região da Pampulha, em Belo Horizonte, quase mil pessoas se refrescam nas piscinas e chuveiro do espaço.

"Mineiro não está acostumado com esse calor todo, não. A gente aguenta, 30, 32 graus no máximo. O ideal mesmo é 27 graus. Hoje a sensação está de 40 graus, só com muita hidratação e mergulhos que a gente suporta", revela a sócia da unidade Mariléia Leo Lara, de 74 anos.

Ela curte o dia com a família, mas não se esquece dos cuidados para não se expor aos riscos. Com um boné na cabeça, ela garante que não fica sem proteção e hidratação.

"Eu estou bebendo muita água com limão e passando filtro solar o tempo toda. Não podemos descuidar", alerta.

Quem também não descuida da própria saúde, nem da saúde do filho, que temos menos de 1 ano, é a nutricionista Sabrina Mancine, de 39 anos.

"Hoje é nossa primeira vez aqui no clube. Compramos a cota por causa dele (do filho), por causa do calor e para ter uma distração com ele, mas sempre tomando os cuidados, que são bastante hidratação, bastante mamá e as comidas frescas", diz.

Calorão sem trégua

Inmet prevê um dia de sol entre nuvens, mas com muita incidência de raios UV. A temperatura deve variar de 20ºC a 34ºC ao longo do dia. A umidade relativa do ar esperada é de 30%, o que é considerado de risco, uma vez que é abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) –  de entre 60 a 80%. Por isso, a hidratação é muito importante. 

Quanto à chuva, não há previsão de pancadas para este domingo (17). A expectativa é que as precipitações voltem a cair em Belo Horizonte a partir de terça-feira (19 de março). 

Cuidados

Hidratar e se manter protegido do sol são as principais recomendações dadas pelos profissionais da saúde para evitar danos ocasionados pelo sol. A enfermeira Ana Manoela Caldeira alerta ainda para a reposição hídrica com água ou sucos naturais.

"Evite o consumo de refrigerante, pois contém sodio e aumenta o risco de desidratação. Hidratação deve ser de  2 a 4 litros de água por dia", disse.

A especialista ainda alertou sobre os cuidados que pessoas que precisam se expor ao sol deve ter.

"Caso tenha uma profissão que seja necessária a exposição no sol além de todos os cuidados citados, atentar aos riscos da hipertermia, que acontece quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que o normal, podendo causar dor de cabeça, náuseas, taquipneia, transpiração excessiva e se não tratada de imediato pode causar a morte", completa.

Veja as recomendações da Defesa Civil Municipal:

  • Hidrate-se durante todo o dia; 
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; 
  • Evite frituras; 
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; 
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; 
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; 
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista; 
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!