Papa nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Belo Horizonte

A nomeação acolhe a um pedido do arcebispo de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 15 de maio de 2024 | 08:11
 
 
 
normal

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (15 de maio) o monsenhor José Otácio Oliveira Guedes como novo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte. A nomeação acolhe a um pedido do arcebispo de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo. 

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo expressou alegria e gratidão ao Papa Francisco. "Nosso amado Papa Francisco, sempre atento às necessidades do povo de Deus em nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, nomeia monsenhor José Otácio para o ministério episcopal,  confiando-lhe a missão de bispo auxiliar. O gesto do Papa Francisco fortalece ainda mais a Igreja Particular de Belo Horizonte na tarefa de proclamar a Palavra de Deus", disse. 

Padre José Otácio passa agora a integrar o grupo de bispos auxiliares da arquidiocese de Belo Horizonte, que é composto por Dom Joaquim Giovani Mol, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Dom Júlio César Moreira, Dom Edmar José da Silva e Dom Joel Maria dos Santos.

Quem é monsenhor José Otácio Oliveira Guedes?

Mineiro de São Sebastião do Maranhão, o monsenhor José Otácio Oliveira Guedes nasceu no dia 26 de fevereiro de 1974 - filho de Adão de Souza Oliveira e Aulíria Alves Guedes. Ingressou no Seminário São José da arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, em 1991, concluindo a formação inicial no Colégio Maria Mater Ecclesiae, em Roma. Foi ordenado diácono em 9 de outubro de 1999, e presbítero em 29 de agosto de 2000, por Dom Carlos Alberto Navarro.

De 2017 a 2020, foi missionário na arquidiocese de Porto Velho (RO), no projeto Igrejas Irmãs. Em Porto Velho, foi administrador da Área Missionária de União Bandeirantes e da comunidade Santa Dulce dos Pobres do Bairro Novo, e professor de Bíblia no Seminário São João XXIII e da Faculdade Católica de Rondônia. 

Recentemente, dedicou-se à missão de reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-Rio (2008-2012), monsenhor José Otácio foi padre formador no Seminário Maior da arquidiocese de Niterói, vice-reitor (2001-2003), reitor do Seminário Maior (2004-2006) e formador dos seminaristas de Filosofia (2013-2016). Na arquidiocese de Niterói, foi capelão da Igreja Imaculada Conceição, em Niterói (2001-2006), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores (2004-2006), pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda das Pedras, em Itaboraí (RJ), de 2006 a 2012. 

No campo acadêmico, lecionou exegese do Novo Testamento na graduação e pós-graduação da PUC-Rio (2003-2008; 2012-2017). 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!