Região metropolitana

Aluno atira em porta de escola de Nova Lima após boatos de homossexualidade

À polícia, suspeito disse que outros alunos afirmaram que ele mantinha um relacionamento amoroso com outro homem

Por Carolina Caetano
Publicado em 15 de março de 2019 | 08:13
 
 
 
normal

Um estudante de 20 anos foi preso, na noite dessa quinta-feira (14), após disparar na porta de uma escola no centro de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. À Polícia Militar, ele contou que tinha a intenção de amedrontar dois colegas de sala que teriam espalhado boatos em relação à homossexualidade do suspeito.

De acordo com o boletim de ocorrência da corporação, militares receberam informações que um homem estava disparando na porta da Escola Estadual Deniz Valle. Durante rastreamento, o jovem foi localizado vestido com o uniforme da instituição de ensino. No mochila estava uma outra blusa que ele teria usado durante a ação.

Ainda conforme o registro policial, o estudante disse que outros alunos estariam espalhando que ele mantinha um relacionamento amoroso com outro homem e, em troca, aproveitava os bens materiais dessa pessoa.

Indignado, ele resolveu "assustar" os colegas. Durante o registro da ocorrência, um outro aluno procurou a polícia afirmando que havia recebido uma mensagem, via aplicativo, do suspeito para que os dois pudessem se encontrar com a intenção que os atritos fossem resolvidos.

Apesar do susto, uma vez que os disparos ocorreram próximo ao horário de entrada da escola, ninguém se feriu. O jovem foi encaminhado à Delegacia de Plantão 3 (Deplan). De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o suspeito foi autuado por ameaça, disparo de arma de fogo e foi encaminhado ao sistema prisional. A corporação não informou se ele já tinha antecedentes criminais.

A direção da escola informou não ter autorização para comentar o caso. 

Por meio de nota, a Secretaria de Estadual de Educação informou que "a direção da Escola Estadual Deniz Valle agiu de acordo com o regimento interno da instituição de ensino e já providenciou, junto ao Ministério Público de Minas Gerais, o afastamento do aluno envolvido no disparo de tiros na porta da unidade". Além disso a SEE acionou a Polícia Militar para reforçar a Patrulha Escolar e garantir segurança na porta e proximidades da unidade de ensino. 

Lei a nota da íntegra

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informa que a direção da Escola Estadual Deniz Valle agiu de acordo com o regimento interno da instituição de ensino e já providenciou, junto ao Ministério Público de Minas Gerais, o afastamento do aluno envolvido no disparo de tiros na porta da unidade de ensino na noite desta quinta-feira (14/03). Em 2019, ele matriculou-se na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, também de acordo om as normas internas, sua entrada nas dependências da escola a partir desta sexta-feira (15/03) está suspensa.

A SEE acionou a Polícia Militar para reforçar a Patrulha Escolar e garantir segurança na porta e proximidades da unidade de ensino. A investigação sobre o fato ocorrido fica a cargo das autoridades policiais e tanto a escola quanto a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A e a SEE prestarão todo apoio à averiguação dos fatos, caso sejam solicitadas.

A SEE esclarece, ainda, que orientou a direção da Escola Deniz Valle a acionar a família do jovem para sugerir um encaminhamento ao atendimento psicológico gratuito disponibilizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município de Nova Lima.

Para prevenir e enfrentar a violência no ambiente escolar, diretores, professores, estudantes e funcionários da Escola Estadual Deniz Valle desenvolvem, desde 2017, o programa Justiça Restaurativa nas Escolas, Núcleos de Orientação e Solução de Conflitos Escolares (Nós). O projeto é desenvolvido pela SEE em parceira com a Prefeitura de Belo Horizonte, Ministério Público de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Faculdade de Direito da UFMG, cujo objetivo é tratar atos penais ou infracionais cometidos por estudantes nas escolas de forma a transformá-los em oportunidades de construir relações de cooperação, com a restauração de vítimas, autores dos conflitos e reparação dos danos provocados.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!