Incentivados pelas professoras de história Tatiane da Silva, 37, e Laís Maine dos Santos, 28, alunos da Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, reproduziram famosas obras de arte por meio de orientação on-line. O projeto Qual fotografia você seria? recebeu mais de 100 fotos de estudantes que, atualmente, estão em casa devido à pandemia do novo coronavírus.
Confira as fotos:
Todos os alunos da escola puderam participar, do sexto ano fundamental ao ensino médio. Os estudantes também concorreram com suas montagens em um concurso cultural, que teve resultado divulgado nesse domingo (30). A reprodução de “O Bocejo”,de Joseph Ducreux, ganhou na categoria votação popular, e a “A Leiteira”, de Johannes Vermeer, na categoria técnica, analisada pelo doutor em Arte Mateus Alves Silva.
De acordo com Tatiane, a ideia de elaborar o projeto foi inspirada em ações semelhantes. “O projeto visava animar os alunos com algo diferente, considerando a importância da arte em nossas vidas”, comenta.
Segundo ela, a desmotivação dos alunos fez com que ambas tirassem o projeto do papel. “Queríamos movimento! Desejávamos com esse projeto implementar uma metodologia ativa, fazendo com que o aluno participasse do processo de aprendizado. Assim era essencial que houvesse um engajamento por parte dos estudantes. Deixamos que eles escolhessem as obras e a forma que iriam interpretá-las”, complementa.
O projeto
As professoras convidaram os alunos a participarem do projeto por meio das redes sociais e encontros on-line. “Para que a adesão dos alunos fosse grande foi essencial que não direcionássemos obras a cada um deles. Fizemos sugestões, incentivamos a pesquisa e deixamos que eles buscassem aqueles que eles se identificassem”, afirma Tatiane.
Segundo ela, a pandemia tem afetado consideravelmente o ensino, especialmente o da rede pública. “Nem todos possuem acesso a dispositivos conectados a internet, e com receio de uma grande evasão escolar, o projeto buscou trazer um alento aos alunos e uma reconexão dos estudantes com professores, através de uma atividade que eles pudessem realizar sem sair de casa, o que é essencial nesse momento de pandemia”, pondera.
Por fim, a docente analisa que o projeto teve um retorno positivo nas pessoas que o realizaram. “Percebemos também que, através de depoimentos dos responsáveis, conseguimos aproximar os familiares que auxiliaram em todo processo criativo e se engajaram no concurso cultural promovido”, finaliza.