Sem energia

Apagão de 3 dias em Esmeraldas causa prejuízo a pequenos produtores de queijo

Moradores dependem da energia elétrica para produzir ou alimentar a criação; há quem já tenha registrado a perda de 50 kg do produto

Por Felipe Castanheira
Publicado em 20 de novembro de 2020 | 20:41
 
 
 
normal

Pequenos produtores da zona rural de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão sem luz desde a noite desta terça-feira (17). A situação está causando prejuízos aos moradores, que dependem da energia elétrica para produzir ou alimentar a criação.

Cristiano Assunção produz queijo artesanal em seu sítio e até a tarde desta sexta-feira continuava sem luz. Ele conta que deve ter perdido quase 50 quilos do produto e que desde quarta-feira não pode processar 240 litros de leite, o que prejudicou ainda mais a produção. "Depois uma chuva forte a luz acabou e estamos sem poder fazer as atividades do campo.

Estamos até sem água pois dependemos de uma bomba elétrica. Alimentar o gado também ficou mais complicado, pois sem a picadeira temos que cortar o capim na mão. O apagão não está sendo só no Amapá não, já liguei várias vezes para a Cemig e o problema não foi resolvido", relatou.

Marcelo Lara também mora na região atingida pela falta de luz, mas em sua fazenda a energia voltou no começo da tarde desta sexta-feira (20). Ele possui primos que moram na região e continuam sem luz. "Tem gente que depende de energia para a ordenha mecânica e usa irrigação com bomba elétrica, é ruim que atinge também os animais", reclama. 

Até o fechamento desta matéria a Cemig não se posicionou sobre a situação.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!