Região metropolitana

Após chuva com mortes, moradores temem nova tragédia na Vila Ideal

Mãe, filhos e amiga da família morreram em Ibirité na última sexta-feira (24)

Por Carolina Caetano
Publicado em 28 de janeiro de 2020 | 08:08
 
 
 
normal

Cinco dias após as mortes de quatro pessoas, entre elas duas crianças, na Vila Ideal, em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, moradores temem uma nova tragédia na área. À reportagem de O TEMPO, nesta terça-feira (28), eles afirmaram que, após os soterramentos, a Defesa Civil não retornou ao local. 

Layra Félix Ferreira, de 25 anos, os filhos Richard, de 6, e o pequeno Anthony, de 6 meses, e a amiga da jovem, Lorrayne Gomes Duarte, de 23, estavam em casa, na rua Águas de Minas, quando a residência foi atingida por um barranco que cedeu sobre a casa. 

Após as retiradas dos corpos, sendo o último no domingo (27), de Lorrayne, os moradores se viram "abandonados".

"A Defesa Civil não apareceu mais para dizer se a gente pode ou não ficar aqui. O asfalto está cedendo, o esgoto está aberto e molhando a terra", explicou a dona de casa Marta dos Santos, de 42 anos, que tem uma residência na mesma rua da tragédia. 

Veja mais fotos de Fred Magno no local:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por O Tempo (@otempo) em

 

A reportagem constatou que, entre o ponto em que Marta mora e o local do desabamento, há um caminho de terra que não foi isolado para impedir a passagem das pessoas. Nesse trecho partes de alguns barrancos ainda cedem.

"A rua está cheia de cratera como vocês podem ver. Quando está calor, ninguém aguenta o cheiro desse esgoto. Na Vila Ideal moro há dez anos, sendo seis aqui, e sempre tivemos problema. Minha irmã mora há mais de 20 anos e nada foi feito. A gente nem dorme direito com medo", detalhou a dona de casa. 

Vila Ideal de luto

Além do medo, a comunidade ainda está em estado de choque após as quatro mortes.

 "Não era amiga da família, mas sempre via as crianças passando aqui com os pais. Foi uma tristeza ver os três caixões, um do lado do outro. A Vila Ideal está de luto", finalizou Marta. 

Ao todo, cinco pessoas morreram na cidade. A quinta morte, de um idoso, foi registrada no bairro Palmares. 

A reportagem aguarda um posicionamento da Prefeitura de Ibirité.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!