Nesta quinta-feira

Árvore é arrancada do chão e cai em cima de escola após vento forte em Contagem

A árvore atingiu a Escola Municipal Professor Domingos Diniz, no bairro São João, em Contagem; não há feridos

Por Gabriel Rezende e Rayllan Oliveira
Publicado em 14 de setembro de 2023 | 19:55
 
 
 

Uma árvore caiu durante e atingiu a Escola Municipal Professor Domingos Diniz, no bairro São João, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, durante o forte vendaval registrado na capital e em cidades vizinhas durante a noite desta quinta-feira (14). A unidade de ensino estava vazia e não há registro de feridos.  

“A Defesa Civil está acompanhando toda a situação, mas, até o momento (19h50), só temos essa ocorrência na cidade”, disse Ângela Gomes, subsecretária da Defesa Civil de Contagem. Segundo ela, a possibilidade é de ventos de até 50 km/h durante a noite desta quinta-feira (14). “A gente sabe que esses ventos podem ser provocados pela proximidade de uma massa de ar frio. Então, tudo está sendo acompanhado por um comitê gestor das áreas de risco”, acrescentou. 

Os fortes ventos assustam moradores de Belo Horizonte e região metropolitana durante a noite desta quinta-feira (14). Há registros nos bairros Bandeirantes, Califórnia, Camargos, Nova Floresta e Padre Eustáquio, na capital, e também nos bairros Cidade Industrial e Eldorado, em Contagem.  

BH em alerta

A capital mineira está sob alerta da Defesa Civil para pancadas de chuva. O aviso, divulgado no início da noite desta quinta-feira (14 de setembro), é válido até 8h desta sexta-feira (15). No período, estão previstos de 20 a 30 milímetros de precipitação, acompanhados de raios e rajadas de vento de até 60 km/h.

O alerta de chuva ocorre após Belo Horizonte registrar um dia de calor recorde. Nesta tarde, a temperatura chegou a 34,3 ºC na estação meteorológica da Pampulha, igualando a temperatura registrada em 24 de agosto. Essas são as temperaturas mais altas registradas na capital mineira em 2023.

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de inundação, não se abrigar debaixo de árvores, estar atenta a áreas de encostas e não atravessar ruas alagadas. Também recomenda que os moradores comuniquem as autoridades em caso de rachaduras nas paredes.

Cuidados durante a chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.   
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.    
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores. - Atenção especial para áreas de encostas e morros. 
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil. 
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.   

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.  

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!