Minas Gerais

Assaltante que tentou estrangular dona de pousada é preso em Jaboticatubas

Mulher foi encontrada praticamente desmaiada e em estado grave por frequentadores da pousada: crime ocorreu no dia 9 de maio, e até segunda-feira (31) ela não havia recebido alta médica

Por Lara Alves
Publicado em 31 de maio de 2021 | 11:27
 
 
 
normal

O inquérito que investiga uma suspeita de latrocínio ocorrida no início do mês contra a proprietária de uma pousada em Jaboticatubas, na região Central de Minas Gerais, deverá ser concluído nos próximos dez dias. A informação foi confirmada pelo delegado Victor Mattos, titular no município, à manhã de segunda-feira (31), quando também revelou que foi detido à última quinta-feira (27) o responsável pelo crime, um homem de 41 anos.

Ele roubou um computador e um celular do imóvel, e espancou a proprietária, tentando estrangulá-la em 9 de maio. A mulher de 44 anos foi encontrada à beira da inconsciência e permanece internada em um hospital do município desde então em decorrência da gravidade das lesões provocadas pelo assaltante. Com o suspeito detido em regime de prisão preventiva, a conclusão do inquérito deverá ser mais rápida, como esclarece o delegado.

“Uma vez o investigado estando preso, o inquérito deve ser cumprido de forma mais célere, em um prazo de dez dias. Então, nós tentaremos cumprir esse prazo e ouvir todas as pessoas que estão faltando”. Até a manhã de segunda-feira (31), a vítima de 44 anos não havia prestado depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em função de sua fragilidade psíquica e por permanecer em internação médica.

A reconstituição do que ocorreu no dia do crime foi feita a partir de relatos da proprietária da pousada para familiares e amigos. “As câmeras de segurança não filmaram a agressão. Então, na verdade, nós nos baseamos no que a vítima disse aos parentes. Ela ainda está muito fragilizada, e não foi ouvida. Mas, ela disse a familiares que se lembra do suspeito enforcando-a”, detalhou.

Crime

Com as portas da pousada abertas para a recepção de clientes, o suspeito entrou no imóvel naquele dia 9 de maio, e depois de encontrar a proprietária na entrada começou o assalto. Ele recolheu um computador e um celular, e em seguida iniciou as agressões contra a mulher – pormenores como a duração da sessão de espancamento e estrangulamento não são conhecidos, e o sistema de segurança registrou apenas a entrada do assaltante no imóvel; o que, aliás, permitiu que ele fosse identificado.

“A vítima foi encontrada praticamente desacordada, com um líquido saindo de sua boca. Ela foi encaminhada para o hospital local em estado muito grave, e foi isto o que ensejou o início de nossa investigação. Não houve emprego de arma de fogo ou de faca, ele usou as mãos para agredi-la”, afirmou o delegado.

A violência do crime chocou a população do distrito de Almeida, em Jaboticatubas, onde a pousada está instalada. Temendo sofrer linchamentos, o suspeito decidiu se entregar à polícia na última quinta-feira. “O próprio investigado estava com medo de sofrer prejuízos à sua integridade física e psíquica pela população. Em interlocução conosco, o advogado conseguiu que ele se entregassem sem maiores problemas”.

De acordo com o delegado Victor Mattos, o homem de 41 anos detém passagens por três crimes de estupro – são condenações antigas que foram cumpridas pelo suspeito. Detido, ele confessou ter cometido o assalto, mas negou as agressões contra a proprietária. “Ele assumiu a prática do roubo, mas disse que não se lembra de ter agredido a vítima por ter feito uso de entorpecentes. Os bens subtraídos não foram recuperados”.

Detido após pedido da Polícia Civil para decretação de prisão preventiva, o suspeito permanece à disposição da Justiça em uma unidade prisional. Ele poderá ser indiciado por tentativa de latrocínio. “Em relação às linhas de investigação, trabalhamos primeiro com o cenário de roubo com emprego de violência, o que gera uma tentativa de latrocínio. Eventualmente não descartamos outras possibilidades. A conclusão será fornecida pelo próprio inquérito”, ponderou o delegado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!