O secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, afirmou que um atraso de até 21 dias na aplicação da segunda dose da Coronavac não causa prejuízo no processo de imunização contra a Covid-19.

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (6), Machado tranquilizou a população que aguarda a segunda dose e disse que a vacinação com a Coronavac deve ser retomada na próxima semana.

"Provavelmente na semana que vem receberemos doses suficientes para imunizar as pessoas de 67 a 64 anos, e será amplamente divulgado", afirmou.

Jackson comentou as filas por vacina em postos da capital.

"Ontem vimos uma superlotação, pela ansiedade de vacinação, mas não há essa necessidade. Quero dizer que quando abrimos, a vacina está garantida. Todas as vezes que dissermos que uma faixa está disponível, não precisam ir todos justamente naquele dia. Todos estarão com vacina garantida. A gente entende a angústia, mas é importante que saibam que não há necessidade de ficar três horas em pé", explicou.

Pessoas com comorbidades

O secretário informou que as 50 mil doses da vacina da Pfizer recebidas em BH serão usadas na imunização de pessoas com comorbidades.

"A vacina deve ser armazenada a -80º. A gente tem os postos escolhidos de acordo com essa demanda. A ordem é de aplicação de todas as 50 mil doses, com intervalo de 12 semanas, igual a da AstraZeneca", explicou.

Veja o cronograma de vacinação.