No escuro

Bairros de BH registram falta de luz em meio à chuva nesta quarta-feira

Problema afeta moradores da região Oeste, que teve precipitação em intensidade extremamente forte

Por O TEMPO
Publicado em 31 de janeiro de 2024 | 20:56
 
 
 
normal

Moradores de Belo Horizonte estão sem luz na noite desta quarta-feira (31 de janeiro), em meio à chuva registrada na capital desde o fim da tarde. Segundo a Cemig, o problema afeta os bairros Nova Granada e Grajaú, ambos na regional Oeste; Nova América, na região de Venda Nova; e Gutierrez, na região Centro-Sul. 

As regionais Oeste e Centro-Sul registraram chuva em intensidade extremamente forte, quando o volume a cada cinco minutos ultrapassa cinco milímetros (mm). Além disso, ambas estão sob alerta de risco geológico forte até sexta-feira (2 de janeiro).

O aviso está relacionado ao volume de chuva nas últimas horas e ao previsto para os próximos dias. Segundo a Defesa Civil, no período, os moradores devem ter atenção redobrada com o grau de saturação do solo. 

Em nota, a Cemig afirmou que "equipes estão percorrendo a rede para localizar o defeito" e resolver o problema "o mais breve possível".

Veja cuidados durante a chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.  
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.  
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.  
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.  
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).  
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.  
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.  

Emissão de alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.  

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!