Urbanismo

Belo Horizonte terá mais 20 parklets até fim do ano

Prefeito diz que ‘minipraças’ serão previstas no novo plano diretor; mais uma varanda urbana da CDL é inaugurada na avenida Bandeirantes

Por Joana Suarez
Publicado em 29 de agosto de 2015 | 16:54
 
 
 
normal

Para quem gostou das minipraças charmosas que vêm sendo instaladas em vagas de carros nas ruas da capital, a boa notícia é que, até o fim deste ano, serão cerca de 20 parklets, que receberam o nome de varanda urbana em Belo Horizonte. Já são sete espalhadas principalmente pela região Centro-sul da cidade por enquanto. Outras cinco estão em fase de aprovação. Conforme o prefeito Marcio Lacerda, as estruturas estarão previstas no novo plano diretor do município como forma de incentivo para ganhos de coeficientes construtivos.

"O plano prevê espaços anexos com uma pequena praça para quem for construir um prédio e quiser ganhar coeficiente vertical sem pagar por isso. Fazemos uma troca de espaço para uso público com espaço para construir verticalmente", explicou o prefeito.

Lacerda esteve neste sábado (29) na inauguração da varanda urbana na avenida Bandeirantes, no Mangabeiras, instalada por iniciativa da Câmera de Dirigentes Logistas (CDL), que já tem há dois meses um outro parklet na rua Goitacazes, no Centro. "A gente tinha medo de ter vandalismo e moradores de rua lá por ser no Centro, mas nesses dois meses vimos que deu muito certo. Vizinhos levam revistas e deixam lá, vão para paquerar, conviver. O uso é muito bacana", contou Marcos Inneco Correa, vice-presidente da CDL. Segundo ele, o local é utilizado por cerca de 200 pessoas por dia e tem até fila de espera.

Todos os parklets instalados estão sendo muito bem utilizados, de acordo com o secretário municipal de planejamento urbano, Leonardo Castro, que acredita que o desafio agora é levar as estruturas para outras regiões da cidade. "A varanda gera um valor para o comércio local e para as pessoas na qualidade do espaço público. Agora temos que levar para outras áreas fora do centro que também tenham trânsito de pessoas", explicou.

A minipraça do Mangabeiras tem carregador de celular, wifi um banco que imita avenida Bandeirantes, e uma cobertura de jardim. A CDL não prevê instalar outras estruturas, mas promete apoiar lojistas interessados. "Já temos mais de 15 comerciantes que nos procuraram para isso. Devem surgir vários agora, mas não podemos te ruma aglomeração no mesmo local", contou o presidente Bruno Falci.

Saiba mais

Novos. Além do parklet da avenida Bandeirantes, uma outra varanda urbana foi instalada neste sábado (29) na Pampulha, em frente a Casa Cor, de forma itinerante.
Layout. As varandas podem ocupar até duas vagas de carro, beneficiando mais pessoas que veículos. Os investidores podem criar um layout que deve ser aprovado pela prefeitura.
Onde tem. Atualmente, os parklets estão nas ruas Goitacazes (Centro), Paraíba (Savassi), Orenoco (Anchieta), Curitiba (Lourdes), Sapucaí (Floresta), Bandeirantes (Mangabeiras) e Alameda das Latânias (São Luís).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!