Turismo espacial

Belo-horizontino participa de seleção para ir à Lua: saiba como ajudar

Estudante da UFMG sonha em ser um dos oito escolhidos do projeto japonês Dear Moon

Por Alice Brito
Publicado em 17 de abril de 2021 | 03:00
 
 
 
normal

Você já imaginou dar uma “voltinha” na Lua? Pois esse é o inusitado sonho do estudante de engenharia de sistemas da UFMG Guilherme Ximenes, 28, um dos milhares de inscritos no processo seletivo do projeto Dear Moon (“Querida Lua”, em português).

A missão irá levar oito pessoas de diferentes nacionalidades para uma viagem espacial ao redor do satélite natural da Terra, em 2023, que deve durar seis dias. O treinamento dos viajantes selecionados está marcado para começar no ano que vem. 

A jornada será a bordo da Starship, nave desenvolvida pela SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk. O projeto deve ser o primeiro no mundo a levar turistas à Lua, e o Dear Moon é fruto da iniciativa do multimilionário japonês Yusaku Maezawa, fundador do ZozoTown, uma gigante do varejo online no país, que comprou os assentos na Starship por uma quantia não revelada, mas que Musk afirmou apenas que foi “muito dinheiro”. 

De acordo com Ximenes, mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram em busca de uma das oito vagas no foguete espacial à primeira viagem de turismo lunar. Conforme o estudante da UFMG, a seleção é sigilosa e possui cinco fases: inscrição online, triagem inicial, confirmação por parte do candidato, entrevista e exames médicos para saber se a pessoa está apta.

Ximenes é filho de professores e fala inglês fluente, idioma que ele diz ter aprendido sozinho assistindo a filmes. Os requisitos da seleção não foram divulgados, mas, segundo Ximenes, o gosto pelos filmes de ficção foi determinante para ele conseguir chegar à terceira etapa da seleção. Nesta fase do processo, o universitário fez um vídeo que foi postado nas redes sociais para explicar por que ele quer ir para Lua.

Para avançar na disputa, o vídeo precisa ser visto e comentado – quanto mais engajamento e visualizações, mais próximo ele estará de ser um dos escolhidos. “Esse experimento vai nos possibilitar a deixar a Lua mais próxima da nossa realidade. Quem sabe daqui a algum tempo todos nós poderemos visitá-la?”, disse Ximenes.

E se você quer ajudar o estudante, o vídeo pode ser assistido e comentado no Youtube, clicando neste link.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!