Segunda-feira

BH adianta segunda dose da AstraZeneca para profissionais de saúde idosos

No mesmo dia, a imunização de gestantes e puérperas com comorbidades continua na capital mineira

Por Da redação
Publicado em 11 de junho de 2021 | 17:51
 
 
 
normal

A prefeitura de Belo Horizonte antecipará a administração da segunda dose da vacina contra Covid-19 AstraZeneca para trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais a partir da próxima segunda-feira (14). No mesmo dia, a imunização de gestantes e puérperas com comorbidades continua na capital mineira.
 
"De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, podem se vacinar somente as gestantes com comorbidades ou que estejam especificadas, conforme o decreto federal 10.282, como trabalhadoras de serviços essenciais, desde que tenha a avaliação individual de risco benefício realizada em conjunto com o médico", informa a prefeitura.

Apesar disso, o governo do Estado definiu, nesta sexta-feira (11), que todas as gestantes e puérperas serão imunizadas contra Covid-19 no Estado.
 
"A Prefeitura aguarda orientação e doses necessárias para vacinar gestantes e puérperas sem comorbidades e reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo", argumentou o Executivo local. 

Para que trabalhadores da saúde possam receber a segunda dose da vacina da AstraZeneca, é necessário portar cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

O horário de funcionamento será entre 7h30 e16h30 em pontos fixos e entre 8h e 16h30 para os de drive-thru. Os endereços estarão disponíveis no portal da prefeitura de BH.  

Para gestantes e puérperas com comorbidades, é necessário:

  • Ser cidadã residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.  

"Além de cumprir as orientações anteriormente citadas, as gestantes e puérperas com comorbidade deverão comprovar a condição. Para a gestante é necessário apresentar um documento que comprove o estado gestacional, como carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico. Já a puérpera deve apresentar Declaração de Nascido Vivo (DNV), certidão de nascimento ou óbito", explica a administração municipal.

O horário de vacinação para esse público é o mesmo, mas endereços são diferentes, e os locais de vacinação estarão, também, disponíveis no portal da prefeitura. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!