Moradores de Belo Horizonte com 36 a 39 anos, completos até 31 de julho, vão poder se vacinar contra a Covid-19 a partir dos próximos dias. Segundo a Prefeitura a capital, a ampliação será feita com as doses que estavam guardadas para pessoas que já haviam sido convocadas, mas não compareceram aos postos. 

Com a chegada de novos imunizantes nesta quarta-feira (21), o novo calendário começa amanhã, quinta-feira (21), com a vacinação dos moradores de 39 anos. Já o público de 38 anos será imunizados nesta sexta-feira (23). No sábado (24) será aplicado o reforço da segunda dose para as pessoas com 52 anos. 

Na próxima segunda (26) será a vez dos moradores de 37 anos, enquanto na quinta (29) vão poder se imunizar o público com 36 anos. Na terça (27) e na quarta-feira (28), a PBH irá aplicar a segunda dose aos profissionais da saúde com idade entre 18 a 36 anos. A expectativa do município é que 150 mil profissionais completem o esquema vacinal. 

"Desde maio, a PBH tem convocado a população pendente para receber a segunda dose, mas, diante da ausência, usará as vacinas para novos públicos", informou a PBH em nota, 

Segundo o município, isso significa que as pessoas que perderam as datas para a aplicação da segunda dose deverão esperar a chegada de novas remessas do Ministério da Saúde e nova convocação da Prefeitura, para completar o esquema vacinal.

A mesma regra valerá para o público que ainda for convocado para tomar a segunda dose e não comparecer a um posto de vacinação no prazo máximo de uma semana.

"A Prefeitura manteve, por dois meses, essas vacinas reservadas para a segunda dose. Como não houve procura, vamos utilizá-las para imunizar outros grupos etários. Existe uma população muito ansiosa para receber a dose e não é justo adiar essa imunização, com vacinas em estoque", explicou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado. 

Regras.

Para receber o imunizante, é necessário comprovar moradia na cidade, apresentar documento de identificação com foto e não ter recebido outra vacina nos últimos 14 dias. Além disso, o interessado não pode ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

De acordo com o município, o horário de funcionamento, em dias úteis, dos postos fixos e extras, será das 8h às 17h e os pontos de drive-thru das 8h às 16h30. No entanto, neste sábado (24), excepcionalmente, os postos fixos, extras e os pontos drive-thru funcionarão das 8h às 13h. 

As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo. Os postos, que são específicos para cada público, estão disponíveis no portal da Prefeitura.