Neste sábado

BH: Após incêndio em garagem no Santo Antônio, moradores de prédio são evacuados

As chamas atingiram sete veículos; três ficaram completamente destruídos pelo fogo

Por Natália Oliveira e Manuel Marçal
Publicado em 22 de janeiro de 2022 | 09:30
 
 
 
normal

Um prédio foi evacuado durante um incêndio em sete veículos na garagem do edifício no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de Belo Horizonte, na madrugada deste sábado (22). 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio ocorreu por volta de 2h. Os militares precisaram forçar a entrada no prédio e evacuar os moradores já que as chamas estavam evoluindo muito rápido e havia riscos para as pessoas. 

Apesar do susto, nenhum morador se feriu. Um gato foi resgatado pelos militares após ficar acuado pela fumaça. 

As chamas atingiram sete veículos, sendo que três carrks e uma motocicleta e dois carros sofreram perda total. Os trabalhos dos bombeiros foram finalizados por volta de 5h da manhã. Ainda não se sabe o que causou o fogo no local, mas rastros de fumaça chegaram até o terceiro andar do edifício.

A reportagem de O TEMPO esteve no local e presenciou uma moradora deixando o edifício chorando, com malas e pertenceses pessoais. O carro dela foi um dos que explodiu no incêndio, mas a jovem não quis dar entrevista. O irmão dela foi de carro para buscá-la, já que ela ficará uns dias fora de casa.

A vizinha do prédio em frente conta que foi uma madrugada de muito susto, porque ela acordou com a fumaça entrando pela janela. Michelle Araujo, 40, descreve que está com tosse seca porque inalou muita fumaça.

"O susto foi bastante. Eu sai de casa, porque fiquei com medo. Os estalos foram muito altos. Recolhi meus animais de estimação também para protegê-los, porque são mais sensíveis", descreve. Ela conta que as pessoas gritavam na rua para os moradores do prédio da rua Matipó deixarem os apartamentos.

Prédio foi interditado

Após o ocorrido, a Defesa Civil de BH foi acionada para avaliar a estrutura do imóvel. Segundo o órgão, o prédio que tem 8 andares e 11 apartamentos vai ficar interditado.

"Vistoria constatou risco de queda da laje da garagem, parte elétrica comprometida, ferragens expostas. Permanece interditado preventivamente. Responsável pelo condomínio notificado e orientado a manter medidas de isolamento, adotar ações de mitigação do risco e recuperação do local", informou o órgão.

Nova vistoria

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil (PC) estiveram no local às 14h30 para fazer uma nova vistoria na estrutura da edificação e avaliar os riscos.

Após os trabalhos foi constatado que há risco de queda da laje da garagem, já que concreto e cimento se soltaram e há ferragens expostas da estrutura. Além disso, houve abatimento do piso do pilotis devido o calor do incêndio.

A construção e mitigação dos riscos ficará a cargo do proprietario. A PC fez uma perícia preliminar nesta tarde e as equipes técnicas retornarão ao local na segunda-feira (24). O órgão afirmou que ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio.

Atualizada às 15h36

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!