Baixas temperaturas

BH pode ter novo recorde de frio do ano nesta quarta (5); veja previsão

Após atingir 8,9 ºC, BH tem previsão de temperatura mínima de 8 ºC; sensação térmica deve ser negativa em pontos altos da cidade

Por Gabriel Rezende
Publicado em 04 de julho de 2023 | 18:32
 
 
 
normal

Após bater por dois dias seguidos o recorde de frio de 2023, Belo Horizonte seguirá com baixas temperaturas nesta quarta-feira (5). A previsão é, inclusive, de novo recorde, conforme a Defesa Civil da capital mineira e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação términa deve ser negativa em pontos altos da cidade. 

A previsão é de que a temperatura mínima seja de 8 ºC, enquanto a máxima deve ser de 23 °C. Nesta terça-feira (4), a capital mineira registrou 8,9 °C na estação do Cercadinho, localizada na região Oeste. Na segunda-feira (3), a mesma estação registrou 9,9 °C.

A sensação térmica chegou a ser negativa nos dois dias. Nesta terça-feira, a sensação chegou a -9,4 ºC na estação do Cercadinho. Nesse horário, o vento era de quase 35 km/h, o que contribuiu para uma maior percepção do frio.

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, o cálculo tradicional da sensação envolve apenas a temperatura ambiente e a velocidade do vento, mas outros fatores climáticos, como a umidade relativa do ar, também influenciam na temperatura aparente e podem ser incluídos na estimativa.

Massa polar deve durar pouco

O frio com temperatura na casa de 8ºC e 9ºC deve durar pouco. Quem afirma é o diretor de meteorologia e alerta de riscos da Defesa Civil da capital, Dayan Diniz. Os dias mais frios são fruto de uma massa de ar polar que se desloca da região Sul para a Sudeste do país, mas que deve se dissipar até o fim da semana.

“A massa de ar polar está criando intensidade, o que levou ao recorde de baixa temperatura em Belo Horizonte neste inverno. A previsão é de que, nas primeiras horas da manhã, nesta terça-feira (4) e quarta (5), a temperatura fique em torno de 9ºC. Já na quinta e na sexta, a mínima já deve subir um pouco, para cerca de 10ºC, 11ºC. Para essa época do ano, não é algo intenso, mas abaixo de 12ºC já causa desconforto para parte da população”, diz ele.

Até o momento, segundo o diretor de meteorologia e alerta de riscos da Defesa Civil da capital, não é verificada nenhuma tendência de que as temperaturas fiquem tão baixas como ocorreu no ano passado. Em 2022, Belo Horizonte chegou a registrar 4,4ºC no mês de maio.

“Não observamos, neste momento, uma tendência de onda de frio tão intensa. Apesar de nesta semana as temperaturas estarem mais baixas, não devem permanecer dessa maneira ao longo de julho, agosto e setembro”, afirma Diniz.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!