Dia D

BH registra baixa procura por atualização do cartão de vacina de crianças

Sábado marca o início da Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Por Camila Kifer
Publicado em 16 de outubro de 2021 | 14:00
 
 
 
normal

O Dia D da Vacinação em Belo Horizonte, quando a Secretaria Municipal de Saúde esperava que os postos de saúde recebessem neste sábado (6) uma grande procura para a atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes, teve movimentação tímida. 

O secretário Municipal de Saúde de BH, Jackson Machado, avalia que essa baixa procura nos postos se justifica pelo fato dos pais estarem com o cartão de vacina dos filhos atualizado. 

“Nós sabemos que a cobertura está muito aquém da que gostaríamos que tivéssemos. Mas temos a informação que os nossos agentes comunitários de saúde fizeram uma busca ativa e identificaram que a grande maioria das crianças e adolescentes estavam com o cartão atualizado”, garante o secretário.

Apesar de afirmar que muitos pais estão com a imunização dos filhos em dia, o secretário concorda que pode ter ocorrido uma falha no processo de divulgação do Dia D. 

"Possivelmente, essa baixa procura, até o momento, pode se justificar por problemas na divulgação. Esperamos que esse dia sirva de alerta para que a população leve suas crianças ao posto de saúde", pondera. 

No Centro de Saúde do bairro Santa Maria, localizado na região Oeste da Capital, poucos pais compareceram ao local para a imunização dos filhos. 

A vendedora Patrícia Viana, de 42 anos, compareceu ao posto com as filhas de 10 e 4 anos. “Elas estavam com o cartão em dia. Faltava mesmo só a gripe. Trouxe elas hoje porque a vacina é muito importante. Temos que proteger nossas crianças”, afirmou. 

Maria Eduarda Messias, de 12 anos, estava acompanhada do pai, além de levar os pets para se vacinar contra a raiva, ela atualizou o cartão.  “Venho todo o ano com meu pai. Acho importante me imunizar e trazer os gatos e os cachorros também”, afirma. 

No Centro de Saúde do bairro Camargos, na mesma região, o movimento também foi baixo em relação a vacinação de crianças e adolescentes. 

A assistente administrativo Leidiane Rodrigues, de 35 anos, foi uma das poucas mães que apareceram no posto de saúde para acompanhar o filho.

"Vim trazer ele para se vacinar. Faltou a vacina da gripe desse ano, que ele não tinha tomado ainda. Aproveitamos a campanha para trazer ele. Ficamos com um certo receio, mas agora os números da covid-19 estão caindo e resolvi trazer ele", afirma. 

Dia D

A Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início neste sábado, vai imunizar crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos. Neste sábado, a imunização vai até as 17h em todos os postos da capital mineira. 

Para conseguir imunizar o filho, o responsável deve levar a caderneta de vacinação e a identidade do menor. Dessa forma, por meio do documento o centro de saúde vai consultar quais as vacinas devem ser aplicadas na criança. 

Vacinas disponíveis

BCG
Rotavírus
Meningocócia C
Pneumocócica 10
Hepatite B
Pentavalente
Pólio Inativada
Pólio Oral
Meningo C
Febre Amarela
Hepatite A
DTP
Varicela
Meningocócica ACWY
HPV
Tríplice Viral
Dupla Adulto
Tríplice Bacteriana Adulto
Gripe 

Prazo 

O pai ou responsável pela criança que não conseguir comparecer ao posto de saúde mais próximo de casa com o menor para atualizar a caderneta tem até o dia 29 de outubro para fazê-lo, data em que a Campanha Nacional de Multivacinação chega ao fim.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!