Reserva

BH regulariza estoque de Astrazeneca após combinação de vacinas para 2ª dose

Moradores de 36 anos que recusaram tomar a Pfizer para não misturar os imunizantes já podem procurar os postos de saúde para completar o esquema vacinal

Por Renata Evangelista
Publicado em 22 de outubro de 2021 | 18:24
 
 
 
normal

Belo Horizonte já tem estoque de Astrazeneca para aplicar na população, informou a prefeitura. O município estava com pouco imunizante e, por isso, na quinta-feira (21), disponibilizou vacina de marca diferente, da Pfizer, para os moradores de 36 anos que deveriam completar o esquema de imunização com a Astrazeneca.

A combinação de imunizantes é segura e garante proteção contra a Covid-19, garantiu a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). "A intercambialidade da vacina AstraZeneca com a Pfizer já foi comprovada ser eficaz, sem prejuízos adicionais de eventos adversos para as pessoas vacinadas. Por este motivo, a prefeitura usou esta estratégia somente até restabelecer o estoque de AstraZeneca", explicou a pasta.

Mas, com a chegada de Astrazeneca na cidade, o executivo informou que já está oferecendo o imunizante para os moradores. "As pessoas de 36 anos que optaram por manter a Astrazeneca como segunda dose, podem procurar um ponto de repescagem e concluir o esquema vacinal", informou sobre o público da faixa etária que recusou o imunizante da Pfizer.

Conforme a SMSA, 25.750 doses da Astrazeneca foram retiradas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), ainda na tarde de quinta-feira. "Em relação às aplicações de segunda dose de AstraZeneca, falta somente a faixa etária de 23 anos e a aplicação será somente no próximo mês", destacou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!