A Frozen chegou?

BH tem maio mais frio dos últimos 61 anos, com 6,7°C e sensação térmica de -9°C

Previsão é que temperatura fique ainda mais gelada amanhã, com 5°C

Por Malú Damázio
Publicado em 18 de maio de 2022 | 08:21
 
 
 
normal

A friaca tão esperada realmente chegou a Minas Gerais. Belo Horizonte registrou, na manhã desta quarta-feira (18), a menor temperatura de 2022 e o maior frio dos últimos 61 anos. Os termômetros atingiram 6,7°C, entre 6h e 7h da manhã, na estação de Cercadinho, como informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo a Defesa Civil, os moradores da capital acordaram sob a sensação térmica de -9°C. E o calor passa longe: a máxima prevista para esta quarta é de apenas 20°C. 

Para quem não gosta do frio, vem aí uma má notícia: na quinta-feira (18), a situação deve se intensificar, com termômetros chegando aos 5°C. “Amanhã vai ser mais frio ainda por conta da massa de ar polar que já está atuando sobre Minas Gerais”, observa o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo. 

A parte boa é que não há chance de chuva para BH nos próximos dias. “Então, vamos ter sol pela manhã, temperaturas baixas, mas sem chuva, o que dá uma melhoradinha no cenário”, afirma. 

Minas 

Em Minas Gerais, a estação automática do Inmet em Monte Verde travou. “Provavelmente devido ao frio mesmo, então ainda não temos os dados de lá”, explica Claudemir de Azevedo. A cidade da região Sul é onde costumam ser registradas as menores temperaturas no estado.

Embora o último dado do município seja de 4°C, o meteorologista do Inmet acredita que Monte Verde tenha passado por temperaturas negativas. Na previsão enviada pelo instituto no fim da terça-feira (17), Minas deveria ter -1°C. Enquanto isso, os termômetros marcaram 3,4°C em Maria da Fé

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!