Mobilidade urbana

BH volta a contar com serviço de bicicletas compartilhadas nesta sexta

O serviço será oferecido pela Tembici, startup do setor de mobilidade, em parceria com a Prefeitura de BH

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 21 de setembro de 2023 | 11:28
 
 
 
normal

Belo Horizonte passa a contar com um sistema de bicicletas compartilhadas distribuídas em 50 estações em diferentes pontos da capital a partir desta sexta-feira (21 de setembro). O serviço será oferecido pela Tembici,  startup do setor de mobilidade, em parceria com a Prefeitura de BH.

O projeto, que está em processo de implementação, contará com 500 bicicletas elétricas. Segundo a empresa, as bikes estarão disponíveis em localizações que incentivam a intermodalidade, dando acesso para que mais pessoas consigam utilizá-las em trajetos de seu dia a dia. 

Já ofertado em outras capitais, como Curitiba, o sistema chega a BH com uma novidade. A capital mineira  será a primeira cidade contemplada com a tecnologia do Tembici Labs, um Centro de Inovação e Tecnologia para mobilidade sustentável.

Vandalismo 

Essa não é a primeira vez que Belo Horizonte recebe um projeto que oferece equipamentos de transporte compartilhados. Nas primeiras edições, o sistema acabou sendo retirado após diversos casos de vandalismo. Em 2018, mais de 55 bicicletas do programa Bike BH foram destruídas por vândalos na região da Pampulha, na capital. O prejuízo estimado foi de R$ 70 mil. Já em 2019, três bicicletas oferecidas pelo aplicativo Yellow foram jogadas no leito do Ribeirão Arrudas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!