No segundo dia oficial de Carnaval em Belo Horizonte, o bloco Vem Kem Ker sem Preconceito vai desfilar pela primeira vez neste domingo (9) pelas ruas da comunidade Ventosa, na região Oeste da capital.
O cortejo está programado para às 13h e vai mesclar ritmos de samba, funk, axé, músicas latinas e as tradicionais marchinhas de carnaval.
Idealizado pelo produtor Ivan Cândido, o bloco, que ganhou até um samba enredo, surgiu do pedido da própria comunidade. “Primeiro, uma senhora de 70 anos pediu que eu levasse o carnaval até eles. Depois, outros moradores pediram também. Eles querem poder curtir em família, com amigos e da maneira que eles se sentirem à vontade”, afirmou Cândido.
O desejo da comunidade para que BH tivesse seu Carnaval também nos morros e favelas está explícito no enredo cantado pelo sambista Marcio Valente: “Periferias de BH é no Ventosa que nós vamos começar. Vem quem quer, sem preconceito pular, vem quem quer, sem preconceito cantar”. Com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e de empresas privadas, como a rádio Super e o jornal Super Notícia, a expectativa é que a festa receba 2 mil foliões.
“É aberto para todos. De quem é da comunidade e de quem não é. É uma oportunidade de troca de experiências, afinal, carnaval é isso, né?”, afirma Cândido.
Participação
Uma das atrações confirmadas para a festa na comunidade Ventosa é o DJ Thiago FB. Ele é morador da comunidade e trabalha com discotecagem de músicas de funk. “Recebi o convite para tocar e estou muito feliz em participar desse projeto. Para mim foi muito gratificante poder representar a comunidade onde vivo através do meu trabalho”, afirma.
“Minha expectativa é de um show diferente e bem animado para que todas as idades possam dançar e se divertir sem medo”, acrescenta.
A venda de bebidas e comidas durante a festa vai ficar por conta de ambulantes cadastrados na PBH e do comércio local.
Caia na folia
Bloco Vem Kem Ker sem Preconceito, que é gratuito, está marcado para às 13h, com encerramento às 19h. A concentração será na rua Estrada do Cercadinho, 2630, na Ventosa.