A PM não quer

Blocos de Carnaval poderão ficar em Santa Tereza até as 21h

Em reunião, Belotur afirmou que extensão de horário do Carnaval está na mão de moradores

Por Bárbara Ferreira
Publicado em 20 de janeiro de 2015 | 04:00
 
 
 
normal

Moradores do bairro Santa Tereza, na região Leste da capital, querem flexibilizar os horários de desfile dos blocos de rua para até as 21h durante o Carnaval. A proposta foi discutida em uma reunião na noite desta segunda, com participação de associações de bairro, representantes da prefeitura, da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e da Polícia Militar. De acordo com o presidente da Belotur, Mauro Wekema, o novo horário é possível e a decisão de implantá-lo ficará a cargo dos próprios moradores. Atualmente, as festas no bairro só podem ir até as 19h.

Além de um tempo maior para a folia, a proposta apresentada pelos moradores prevê percursos pré-definidos para os foliões e pontos onde serão montados banheiros químicos, bares e centrais de policiamento. De acordo com secretário da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), Clair Benfica, o objetivo é instalar banheiros em lugares corretos e manter a limpeza adequada dos equipamentos.

“Dizem que as praças não podem ser utilizadas. A praça Duque de Caxias foi idealizada para eventos e isso não faz sentido. Temos uma proposta concreta de como usar a praça. Santa Tereza é um bairro tradicional, boêmio e que gosta de música”, afirmou o presidente da associação João Bosco Alves Queiroz.

Debate. Durante a reunião desta segunda, alguns moradores do bairro afirmaram não querer a realização do Carnaval na região. Outros, no entanto, disseram que a festa faz parte da cultura do país e, principalmente, do bairro. “Tem que haver transporte, estrutura. Porque o metrô não funciona a noite toda como nas outras cidades? Se houver organização, limpeza, não teremos problemas”, questionou o morador Rafael Barros.

Segundo Mauro Wekema, a proposta apresentada está em conformidade com o Carnaval. Apesar disso, a Polícia Militar afirmou não possuir contingente suficiente para estender o horário. A ACBST pretende levar a discussão para o governo do Estado.

Os representantes da corporação afirmaram que o efetivo que cobre o bairro durante o Carnaval é apenas de militares do 16º Batalhão, que também atende outras localidades vizinhas. A Polícia Militar acredita que o mais indicado é encerrar os desfiles dos blocos às 19h.

Público
Lotação.
Em 2013, moradores do bairro Santa Tereza esperavam receber 5.000 mil pessoas durante o Carnaval, mas esse número chegou a 20 mil, segundo a Polícia Militar. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!