Seca

Bombeiros combatem 12 focos de incêndio em BH e região metropolitana

Uma das situações mais críticas é o incêndio no Parque da Mangabeiras, no Morro das Antenas, na altura do bairro Belvedere

Por NATÁLIA OLIVEIRA/ Luiza Muzzi
Publicado em 28 de setembro de 2014 | 14:09
 
 
 
normal

Pelo menos doze focos de incêndios tomaram conta de Belo Horizonte e da região metropolitana da capital neste domingo (28).  Em diversos pontos, o Corpo de Bombeiros encontrou dificuldades  para debelar o fogo. Uma das situações mais críticas é no Parque das Mangabeiras, onde o incêndio atinge o Morro das Antenas, no Belvedere, região Centro-Sul da capital.

No local, um helicóptero, um caminhão-pipa, quatro viaturas e cerca de 20 bombeiros trabalham para conter as chamas. No entanto, de acordo com os bombeiros, o local é de difícil acesso e portanto há  dificuldade em apagar o fogo. Funcionários do parque e a Polícia Militar de Meio Ambiente também estão no local.

De acordo com o diretor de parques da área Sul da Fundação de Parques Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte, Homero Brasil Filho, cerca de 50 hectares da mata haviam sido queimado até às 18h deste domingo. Segundo ele, uma equipe com 10 brigadistas do parque e três aeronaves da diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também atuaram no combate as chamas. Foram utilizados cerca de 50 mil litros de água. 

Ainda de acordo com Filho, as chamas começaram neste sábado (27) e atingiram o pico Belo Horizonte que é o ponto mais alto da cidade na tarde deste domingo (28). Ainda segundo ele, o fogo está se alastrando muito rápido e há perigo de que elas cheguem até as antenas e possam também atingir a mata do parque, há uma preocupação também porque há condomínios próximos ao local do fogo que, por enquanto, não estão ameaçados. Os bombeiros e brigadistas trabalham para resfriar a área e evitar o aumento das chamas. O parque  não precisou ser fechado por causa do incêndio, segundo a sua administração. 

Filho suspeita que o incêndio seja criminoso. “A pessoa que coloca fogo na vegetação não faz ideia do trabalho que dá aos brigadistas que arriscam suas vidas para controlar as chamas e nem imaginam também os gastos e os danos ao ambiente", enfatiza.

Além do parque, vários outros pontos da capital e na região metropolitana também registraram focos de incêndio. De acordo com a assessoria de imprensa dos bombeiros, a falta de chuvas, o tempo seco e a vegetação seca contribuem para a disseminação do fogo. No entanto, não se sabe se algum deles foi criminoso.

Na Serra da Moeda, próximo a MG-810, um incêndio de grandes proporções também está sendo combatido. Um helicóptero está sendo usado para ajudar a debelar as chamas, no entanto o incêndio também ocorre em um local de difícil acesso. O fogo também ameaça a Mata do Jambreiro, em Nova Lima, na região metropolitana da capital. A área inclusive é de proteção ambiental.

Em Jaboticatubas, próximo a Serra do Cipó, os bombeiros também estão tentando controlar as chamas. Os bombeiros também trabalham para conter um incêndio em uma vegetação no centro de Esmeraldas. O Parque Ecológico e Cultural Jardim das Nascentes, no Bairro Madri, Região Norte da capital, também está em chamas. Em Ribeirão das Neves, Sabará e Ravena , o foco atinge áreas próximas ao bairro Santinho, uma mata vizinha à Igreja Nossa Senhora Do Ó e a BR-262, respectivamente. Até as 17h deste domingo (28), o fogo não havia sido controlado nessas áreas.

Debelados. Outros focos de incêndio foram controlados na tarde deste domingo em diversos pontos como em uma mata próximo a Estação Diamante e também em uma vegetação no bairro das Indústrias, ambas na região do Barreiro; em outra mata as margens da MG-040 em Venda Nova; em Betim, um incêndio na vegetação do bairro Ponte Alta, chegou a ameaçar algumas residências, mas foi controlado por volta das 16h. Foram gastos 20.000 litros de água e abafadores.

Por enquanto os bombeiros ainda não divulgaram o quanto foi queimado em cada uma das áreas. Em nenhuma delas, há informação de vítimas. 

Atualizada às 19h25

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!