Nova Lima

BR-040: guindaste começa a retirar caminhão, mas não há previsão de liberação

Acidente aconteceu na manhã de terça-feira, e após retirada do caminhão-tanque será feita nova avaliação das condições de segurança da rodovia pelo Corpo de Bombeiros

Por Lara Alves
Publicado em 22 de dezembro de 2020 | 16:40
 
 
 
normal

Oito horas após o acidente com caminhão-tanque que interditou por completo a BR-040 em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, ainda não há expectativa de horário para liberação de pistas nos sentidos bloqueados – segundo informe mais recente da Via 040, concessionária que administra o trecho, são 16 quilômetros de congestionamento no sentido Rio de Janeiro e outros nove para motoristas que viajam em direção à capital mineira.

Às 16h de terça-feira (22), um guindaste especial contratado pela transportadora responsável pelo caminhão iniciou a operação para retirada do tanque de combustível tombado. Após a remoção completa, será feita nova avaliação de segurança do Corpo de Bombeiros, e apenas depois a Via 040 poderá atuar para limpeza das pistas afetadas.

O tombamento do caminhão-tanque aconteceu em torno de 8h de terça-feira e, de lá para cá, militares do Corpo de Bombeiros aplicaram espumas nos quatro compartimentos do tanque para garantia de que explosões não acontecessem – o veículo viajava carregado com cerca de 30 mil litros de gasolina e diesel.

O acidente ocorreu nas proximidades do KM 565, em frente à entrada do Iate Clube Lagoa dos Ingleses. Antes de parar, o caminhão descontrolado atingiu um carro de passeio. Motoristas sofreram ferimentos leves, segundo o Corpo de Bombeiros – o condutor do caminhão sofreu um entorse no pé e recebeu atendimento médico prestado pela concessionária responsável pela BR-040.

Após a remoção do caminhão-tanque, a Via 040 terá que iniciar a lavagem das pistas e, portanto, não há sequer previsão para liberação da rodovia a motoristas – em parceria com o aplicativo Waze, a concessionária está ofertando desvios adequados à rota de cada condutor limitado pelas filas de congestionamento que se formaram.

As informações sobre segurança e monitoramento da situação dos combustíveis no tanque foram repassadas à reportagem pelo Pelotão de Operações com Produtos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares. Detalhes sobre o trânsito são informados em tempo real pela Via 040.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!