REGIÃO CENTRAL

Cachoeira Véu da Noiva, na Serra do Cipó, é interditada após rachadura

Cachoeira não recebe visitantes desde sexta-feira (28); Bombeiros identificaram risco de queda

Por Isabela Abalen
Publicado em 01 de maio de 2023 | 16:35
 
 
 
normal

A cachoeira Véu da Noiva, uma das mais visitadas na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, região Central de Minas, está interditada por risco de segurança após ser constatada uma rachadura em uma das pedras da queda d'água. De acordo com Associação Cristã de Moços em Minas Gerais – ACM-MG, responsável pela manutenção e oferta do turismo na cachoeira, a Véu da Noiva foi interditada ainda na quinta-feira (27) e passa o feriado do Dia do Trabalhador sem receber banhistas. Até o momento, não há prazo para liberação.

A Prefeitura de Santana do Riacho informou que foi feita uma vistoria da Defesa Civil da cidade e do Corpo de Bombeiros que levou à interdição da cachoeira. Segundo o Corpo de Bombeiros, a fratura de parte da rocha aconteceu de forma natural, sem indícios de ação do homem. Mesmo assim, apresenta risco potencial de queda, colocando a vida dos banhistas em perigo. 

A ACM entende que a interdição é uma forma de prevenir algum acidente. “A vistoria é para avaliar as condições do espaço e indicar pontos para uma manutenção preventiva. Não houve acidentes, foi somente para prevenção”, informa. Ainda de acordo com a ACM, esta é a primeira vez que a cachoeira é interditada. 

A cachoeira Véu da Noiva só voltará a estar disponível aos turistas quando for emitido relatório que ateste a segurança do local. Os Bombeiros também solicitaram a retirada da estrutura que está solta, conforme avaliação de profissionais da área. 

O acesso aos outros espaços da área do Camping Véu da Noiva continuam funcionando, com acesso aos chalés, piscina de água natural, quadras esportivas, lanchonete e restaurante. “No entanto, o acesso à cachoeira encontra-se interditado para manutenção preventiva”, escreveu a ACM-MG. A Defesa Civil Municipal também expedirá laudo complementar sobre o caso. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!