Chamado de fé

Campanha da Fraternidade é lançada em BH

O tema deste ano é “Casa Comum, Nossa Responsabilidade e tem o objetivo de despertar a consciência social e política dos cristãos

Por LORENA SCAFUTTO
Publicado em 13 de fevereiro de 2016 | 17:01
 
 
 
normal

A Arquidiocese de Belo Horizonte lançou, na tarde deste sábado (13), a 53ª Campanha da Fraternidade. O evento aconteceu na Associação dos Moradores do Conjunto Ribeiro de Abreu e contou com celebração ecumênica e apresentações culturais.

O tema da campanha deste ano é “Casa Comum, Nossa Responsabilidade", e, de acordo com o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, tem o objetivo de despertar a consciência social e política dos cristãos. "Estamos sendo chamados a olhar o mundo com os olhos de Deus, e, quando fazemos isso, compreendemos a nossa responsabilidade na Terra. Temos que incidir a luz da nossa fé e nossa consciência social e política. Quem se diz cristão, deve se comprometer a trabalhar por um mundo melhor, mais justo, fraterno e solidário", afirma o arcebispo. "Espero que consigamos sensibilizar as pessoas, e, principalmente, governantes e formadores de opinião, que têm poder de decisão, para a compreensão da promoção da vida", ressalta.

Ainda de acordo com o arcebispo, o saneamento básico é um dos focos importantes do cuidado com a casa comum. "Nós escolhemos realizar o evento no Ribeiro de Abreu por causa da realidade social que encontramos aqui e em outros lugares. É uma realidade que nos desafia. Estamos ao lado do Córrego do Onça, um exemplo de como o ser humano tem degradado a natureza. Precisamos de mais vontade política e sentido de cidadania para solucionar os problemas em relação à falta de saneamento básico no nosso país", enfatiza Dom Walmor.

Este ano a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica, ou seja, entre diversas congregações cristãs. Isto ocorre a cada cinco anos.


Quaresma

A Campanha da Fraternidade acontece durante o tempo litúrgico da Quaresma, ou seja, o período de quarenta dias que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo de ramos, que abre a Semana Santa. Neste período, católicos realizam a preparação para a data que marca a ressureição de Cristo com penitências, reflexões internas e reconhecimentos dos pecados. . 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!