Baixa adesão

Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada em BH

Capital segue recomendação do Ministério da Saúde em meio à baixa adesão

Por Gabriel Rezende
Publicado em 06 de setembro de 2022 | 11:42
 
 
 
normal

A campanha de vacinação contra a poliomielite em Belo Horizonte será prorrogada até 30 de setembro, informou a prefeitura nesta terça-feira (6). A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, em meio à baixa adesão em todo o país. 

Conforme noticiado pelo O Tempo, a capital mineira registra menos de 40% de cobertura vacinal contra a doença, muito abaixo do alvo de 95%, preconizado pela pasta federal. A campanha teve início em 8 de agosto e teria fim na próxima sexta-feira (9).

O público-alvo da vacina contra a poliomielite são crianças de até 4 anos. As primeiras três doses são aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular, enquanto as doses de reforço são administradas aos 15 meses e aos 4 anos, via oral. 

Casos da doença, erradicada desde 1989 no Brasil, têm sido registrados em alguns lugares do mundo, preocupando especialistas em meio à queda progressiva na cobertura vacinal. 

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou o Brasil como um dos 10 países com risco de retorno da doença.

Além da imunização contra a poliomielite, a campanha também visa atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos contra outras doenças.

Vacinação

As vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde de Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira. Vale lembrar, no entanto, que não haverá vacinação nesta quarta-feira (7), devido ao feriado da Independência.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!