Um grupo de carroceiros protesta no centro de Belo Horizonte e fecha o trânsito nesta terça-feira (19). O grupo está na avenida Afonso Pena, entre a rua da Bahia e a avenida Álvares Cabral,  região Centro-Sul, no sentido bairro Mangabeiras. 

O trânsito precisou ser desviado para a rua da Bahia e o fluxo é bem lento no local. Os carroceiros foram para a frente da prefeitura da cidade.  Eles querem que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) vete o projeto que prevê o fim gradual dos veículos de tração animal na cidade.

A reportagem tentou contato com a Associação de Carroceiros e Carroceiras de BH e Região Metropolitana, mas as ligações não foram atendidas. A prefeitura de Belo Horizonte também foi procurada e a reportagem aguarda retorno. 

Veja vídeo:

O projeto

O projeto 142/2017 foi aprovado em segundo turno pela Câmara Municipal no mês passado.O documento foi apresentado pelo ex-vereador e atual deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD) e prevê uma redução gradativa das carroças de tração animal.

A medida estabelece que a Prefeitura faça o cadastramento social dos atuais carroceiros da cidade em até um ano após a publicação da lei para que sejam realizadas ações de capacitação no sentido de que os trabalhadores sejam orientados a conduzir os veículos de tração motorizada, além de verificar as condições de saúde e de microchipagem dos animais.

(Com Thaís Mota)