A Casa no Pomar do Cafezal, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, disputa o prêmio de "casa do ano", promovido pelo ArchDaily, um site que cobre notícias arquitetônicas em todo o mundo. A casa que representa a capital mineira neste concurso é a do artista e compositor de rap Kdu dos Anjos, gestor do centro cultural Lá da Favelinha, uma organização artístico-cultural independente e sem fins lucrativos. A escolha será feita por meio de votação online.

"Inacreditável, gente! Meu barraco está concorrendo a “casa do ano” mundial, pela ArchDaily. A casa do pomar, ou barraco do kdu, está em um beco, em uma rua do Serrão que não tem nem CEP, não têm água encanada e nem energia legal. O bairro foi construído pelos moradores. A estrutura do meu barraco fortalece a sustentação do beco inteiro. Popularmente moro na rua Sustenido, beco Jenipapo (poesia)! Tenho muito que agradecer a muita gente", publicou Kdu em sua rede social após saber da indicação da sua casa para o concurso.

O "barraco", como é carinhosamente chamado pelo seu morador, foi a segunda obra realizada pelo coletivo LEVANTE. A organização reúne arquitetos, estudantes e engenheiros que desenvolvem projetos para a arquitetura na periferia. Os responsáveis pelas intervenções da casa de Kdu são os arquitetos Fernando Maculan e Joana Magalhães. "É um projeto não apenas em BH, mas em comunidades de todo o Brasi. Tem um na quadra na Pedreira, outro projeto em Santo Amaro, no Rio de Janeiro. Para este ano, vamos trabalhar também três projetos no Aglomerado da Serra. Tem até uma galeria de arte com um farol que vai poder ser visto pela cidade toda", revela Kdu.

Conforme a definição do concurso, o projeto representa "um modelo construtivo que utiliza materiais próprios da periferia, com uma implantação adequada e atenção à iluminação e ventilação, resultando em um espaço com grande qualidade ambiental". A casa foi implantada em um terreno anguloso, de aproximadamente 70m², onde foram instalados dois módulos estruturais, em dois níveis. 

A competição deste ano, que está em sua 14ª edição, reúne 4.500 edifícios distribuídos em 15 categorias diferentes. A escolha será feita por meio de uma votação online, que teve início no dia 31 de janeiro. O vencedor será anunciado no dia 23 de fevereiro de 2023.