Saúde

Casos suspeitos de coronavírus dobram e chegam a 433 no Brasil, e 48 em Minas

Duas pessoas já foram confirmadas com a doença, ambas em São Paulo

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 02 de março de 2020 | 17:40
 
 
 
normal

Entre a última sexta-feira (28) e esta segunda-feira (2), os casos suspeitos de coronavírus no Brasil quase dobraram, indo de 277 a 433 no final de semana. Em Minas Gerais, 48 ocorrências relacionadas à doença são analisadas pelo Ministério da Saúde. As informações foram repassadas em coletiva de imprensa realizada pela pasta na tarde desta segunda-feira (2).

Durante o anúncio, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, minimizou o avanço nos números e disse que há supernotificação no Brasil. “Cerca de 50% de todas as notificações não se enquadram na definição”, afirmou. O ministro defendeu que a principal razão para o número de casos suspeitos ter dobrado foi a distância entre a divulgação dos boletins, uma vez que não ocorreram no sábado e no domingo. 

“Importante é que a pessoa doente evite ter contato com outra pessoa. Quem estiver doente evite pegar nas mãos, por educação, por bons modos. Não estamos falando que as pessoas nunca mais devam se tocar, mas é cultura”, aconselhou. 

Também foi anunciado que 30 mil testes para averiguar suspeitas da doença serão realizados no país, com 10 mil deles destinados às regiões Norte, Nordeste, e Sudeste. O custo de cada kit de testagem será R$ 100, de acordo com a pasta. 

Reunião

Na próxima quinta-feira, haverá uma reunião com as principais entidades do país, afirmou o secretário de ciência e tecnologia, Denizar Vianna de Araújo. “O objetivo é  avançar de forma conjunta (no combate ao coronavírus), sempre baseado em ciência”, concluiu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!