Patrimônio

Catedral da Sé, símbolo de Mariana, será restaurada pelo Iphan

Obra orçada em R$ 2 milhões começará neste domingo e durará um ano; restauração será completa e irá de piso até sistema elétrico e hidráulico

Por João Renato Faria
Publicado em 12 de fevereiro de 2016 | 20:04
 
 
 
normal

A Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, na região Central de Minas, mais conhecida como Catedral da Sé, passará por uma obra de restauro que começará, efetivamente, a partir deste domingo (14). Uma missa, celebrada pelo arcebispo dom Geraldo Lyrio, às 19h, marcará o início das intervenções no edifício histórico que é um dos símbolos da primeira capital do Estado.

A obra, orçada em R$ 2 milhões, tem previsão de durar um ano, período no qual a igreja será fechada para celebrações e visitas do público. A instalação do canteiro de obras começou em janeiro, mas por conta de compromissos já acordados na igreja, só agora a restauração poderá começar de fato.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a última intervenção na catedral foi na década de 1980. Desde então, ela não passou por nenhuma reforma mais ampla e vinha sofrendo com a ação do tempo. “Esses bens e patrimônios históricos vão se desgastando ao longo dos anos e essas obras de recuperação são importantes para que elas se mantenham em condições de uso e visitação”, diz Flora Lopes Passos, arquiteta do Iphan.

Segundo ela, a primeira etapa das intervenções irá privilegiar uma restauração arquitetônica e a reforma de piso, forro, alvenaria e esquadrias, além do sistema de drenagem de água, das instalações sanitárias e de ações de conservação preventiva. Depois, deverá ser feita a recuperação das instalações elétricas, do projeto de sonorização da igreja e será elaborado um projeto contra incêndios.

Dificuldades

De acordo com Flora, fazer uma restauração geral em um imóvel histórico é uma ação cercada de desafios. Ela detalha que o tipo de intervenção que será feito é muito diferente de uma obra civil, pois envolve uma pesquisa técnica muito profunda, além de um conhecimento histórico.

“Temos que saber, por exemplo, quais foram os materiais usados na construção original. É um procedimento muito minucioso e delicado, até pelas condições em que a igreja estava”, conta. Ela revela que partes em madeira da igreja, como o forro do teto, estão infestados de cupim. “Por isso, é fundamental termos um projeto bem estruturado”.

História

O início da construção da Catedral da Sé data de 1711, quando foi erguida uma capela no local onde hoje está o templo. Dezenas de reformas e ampliações nos 50 anos seguintes deram a estrutura que se mantém até hoje.

Já o famoso órgão construído pelo alemão Arp Schnitger, usado regularmente em concertos e considerado o único do tipo fora da Europa, é um dos mais bem conservados que ainda existe. O instrumento foi um presente do rei José I de Portugal, e está instalado na igreja desde 1753.

Na capital

A reforma da Igreja de São José, em Belo Horizonte, será retomada entre março e abril. Ainda falta concluir o restauro da pintura das laterais. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!