Campus I

Cefet fica alagado após destelhamento provocado por ventos e chuvas fortes

Local foi reparado e está funcionando normalmente, segundo diretor-geral da instituição de ensino, Flávio Santos

Por Laura Maria
Publicado em 20 de outubro de 2021 | 12:36
 
 
 
normal

Parte do Campus I do Cefet-MG, localizado na avenida Amazonas, no bairro Nova Suíça, na região Oeste de Belo Horizonte, ficou alagado após destelhamento provocado por fortes chuvas e ventos no último sábado (16). O local, entretanto, já passou por reparados e está funcionando normalmente, segundo o diretor-geral da instituição de ensino, Flávio Santos.

Vídeos recebidos pela reportagem mostram uma sala de aula, um corredor central e uma área onde há cadeiras sofrendo infiltração por causa da chuva. Segundo o diretor, o detalhamento ocorreu próximo à biblioteca da unidade, no quarto andar, e a água chegou até o primeiro pavimento da instituição.

Veja vídeos:

Uma equipe do próprio Cefet reparou os danos. Nesta quarta-feira (20), o diretor da instituição informou que não havia mais vazamentos ou danificação nas estruturas e enviou imagens do local (veja no campo de imagens).

Infiltração não tem ligação com empresa de licitação

Na mensagem recebida pela reportagem de O TEMPO, um funcionário da instituição, que preferiu não se identificar, afirma que a infiltração, que teria ocorrido no prédio da química, está ligada a uma empresa que ganhou o processo licitatório de reconstrução do forro da instituição, mas que abandonou a obra. O diretor do Cefet explicou, porém, que o caso de sábado não tem ligação com a empresa.

Ele falou que, de fato, a instituição contratou, por meio de licitação, uma empresa no ano passado para substituir todo o telhado da instituição, que é da década de 50. Por volta de junho, porém, a empresa abandonou a obra com menos de 20% do que estava concluído.

“Então, rompemos com essa empresa e foi aplicada multaa ela. Em função disso, tivemos que fazer uma contratação emergencial, que dispensa licitação, para concluir a obra. Todos os reparos necessários foram feitos”, afirma Flávio destacando que a infiltração do sábado ocorreu em região diferente da apontada no vídeo.

Restaurante para alunos

As aulas no Cefet estão marcadas para voltar na próxima segunda-feira (25) de forma gradativa, com capacidade reduzida e com duração diária de quatro horas diárias. “Estamos em um momento de acolhida, que tem sido realizado virtualmente”, comenta o diretor.

Na mensagem recebida pela reportagem, há informação que o contrato com cantinas e restaurantes foi suspenso, e, que, por isso, estudantes não teriam onde se alimentar durante o período das aulas. O diretor confirmou a informação, mas explicou que todos os alunos estão cientes do ocorrido.

“Além disso, o período de permanência na instituição também está reduzido a quatro horas, e um novo processo está em trâmite. Os restaurantes voltarão a funcionar no primeiro semestre do ano que vem”, garantiu.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!