Em Belo Horizonte

Centros de saúde atendem pacientes com suspeita de dengue neste sábado

Quatro unidades vão funcionar nas regiões com maior incidência da doença

Por Rafaela Mansur
Publicado em 20 de abril de 2019 | 07:17
 
 
 
normal

Quatro centros de saúde de Belo Horizonte foram abertos neste sábado (20) para atendimento a pacientes com sintomas de dengue. A medida ocorre devido ao aumento expressivo de casos da doença nos últimos dias e da alta demanda por atendimento nas unidades de saúde.

Segundo o último balanço da prefeitura, há 4.185 casos confirmados na capital neste ano e outros 14.271 estão em investigação. Pacientes com sinais de doenças respiratórias também foram atendidos.

"O paciente é acolhido e atendido. Se tem necessidade de exame de sangue, como é comum na dengue, a gente colhe o exame e ele é processado no laboratório da unidade de urgência. Enquanto isso, o paciente aguarda sendo hidratado, tomando soro, porque o líquido é muito importante para o tratamento", explica o gerente de atenção primária à saúde do município, Fabiano Gonçalves Guimarães.

Estão abertos os centros de saúde São Paulo, na região Nordeste, Santa Terezinha, na Pampulha, Tirol, no Barreiro, e Andradas, em Venda Nova, entre 8h e 17h.

"A ideia era abranger as quatro regionais que, neste momento, têm maior número de casos. Isso tem sido avaliado toda semana. Se for preciso, vamos abrir outros (centros de saúde) em outras regionais até que o problema seja equacionado", garantiu Guimarães.

O centro de saúde Tirol já estava lotado na primeira hora de atendimento. O analista de sistemas Alexis Santana, 41, disse que chegou a buscar assistência na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da regional Oeste, onde mora, na última sexta-feira. "Estava muito cheio e, com a dor no corpo, foi impossível esperar. Fiquei sabendo que os postos iriam abrir no sábado e achei melhor vir por causa da prioridade à dengue", disse.

Ele estava com febre, dor de cabeça e dor no corpo. "Eu acho que, devido a esse aumento expressivo do número de casos, poderiam ter aberto pelo menos um posto de cada regional. A recepção falou que tem 50 pessoas na minha frente", lamentou.

A artesã Maria de Fátima Oliveira, 59, está com dengue pela terceira vez e foi ao centro de saúde fazer um novo exame de sangue. Moradora do Tirol, ela conta que encontrou vários vizinhos buscando atendimento, todos com a doença. "O mal estar é demais, estou com plaquetas baixas, dor no corpo e na cabeça há uma semana. Se pudessem abrir até no domingo seria bom, porque tem gente muito ruim".

Veja os endereços dos centros de saúde:

Centro de Saúde Andradas: Rua Mariana Amélia de Azevedo, 21 – São João Batista

Centro de Saúde Santa Terezinha: Rua Senador Virgílio Távora, 157 - Santa Terezinha

Centro de Saúde Tirol: Avenida Nélio Cerqueira, 15 – Tirol 

Centro de Saúde São Paulo: Rua Angola, 357 – São Paulo

Novidade

Uma unidade de reposição volêmica com 25 leitos será aberta na UPA Centro-Sul, no bairro Santa Efigênia, amanhã (segunda-feira), a partir das 19h.

O local vai funcionar 24 horas por dia e receber pacientes encaminhados por outras UPAs. Serão atendidos exclusivamente pessoas que precisarem receber hidratação por soro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!